Uma casa ecológica foi construída na República Dominicana, combinando eficiência energética e habitações para 18 pessoas, em 500 m², com conforto. A casa conta com espaços abertos, cada quarto possui seu próprio banheiro e existem diversos cômodos de integração, como sala de estar, sala de jantar, biblioteca e sala de estudos. A casa servirá como segundo lar no verão, sendo usada intercaladamente por diversas famílias.
Os arquitetos da casa reconhecem que um dos principais desafios da construção, foi a dificuldade de acesso do local, assim como o espaço limitado da superfície horizontal, onde grande parte possui um declive de 45 a 70 graus. Para driblar essas características do terreno, uma pesquisa extensa foi realizada para que a construção fosse possível.
O resultado foi um design discreto, rústico e moderno. A casa é enterrada na montanha, o que oferece vantagem visual, lúdica e climática. Visualmente, os telhados verdes do imóvel se destacam, se integrando com perfeição à natureza. Dessa maneira, a construção possui uma temperatura agradável constantemente, não precisando nunca de equipamentos de climatização.
Outro aspecto importante dessa construção, é que ela usa plantas locais, assim como diversas outras fontes naturais da região. Os arquitetos afirmam que somente assim, é possível diminuir o impacto ambiental e ainda fazer com que a natureza se destaque mais que os próprios moradores. “Desaparecer para fazer aparecer”, conclama a designer do projeto, Alexi Moraga.