ambiente-interno-plantas-neuroarquitetura

Você sabe o que é Neuroarquitetura e como ela pode ser utilizada?

Publicado

Você já ouviu falar em Neuroarquitetura? Esse termo tem ganhado cada vez mais atenção entre os profissionais das áreas de construção, arquitetura e design de interiores. 

Se você é ou deseja ser um profissional dessas áreas, ou simplesmente tem interesse em aprender mais sobre o assunto, siga a leitura do post para entender o que é essa ferramenta e como ela pode ser aplicada em projetos.

Entenda o que é Neuroarquitetura e como ela pode ser utilizada

A Neuroarquitetura se baseia na aplicação de conceitos da neurociência aos espaços construídos e aos projetos de interiores, sejam eles em espaços públicos, edifícios, casas, shopping centers ou escolas. Qualquer tipo de construção ou projeto pode contemplar as estratégias desse conceito.

A forma como um ambiente é projetado pode impactar diretamente na rotina das pessoas que ali frequentam. Dessa forma, a Neuroarquitetura foca na compreensão de como a arquitetura do ambiente pode impactar o comportamento humano, possibilitando maior compreensão sobre os efeitos que os espaços geram nos indivíduos. 

Não existem regras ou um passo a passo determinado para aplicar esse conceito. Ele deve ser empregado de forma extremamente personalizada, a partir de um diagnóstico do local e de quais atividades serão realizadas em cada ambiente. O profissional, então, vai identificar quais são as melhores estratégias para impactar o cérebro humano de acordo com a necessidade de cada ambiente, estimulando comportamentos específicos como criatividade, socialização, relaxamento, concentração, entre outros.

A aplicação adequada das estratégias de cores, formas, texturas, iluminação, ventilação e aromas, por exemplo, podem afetar o cérebro e provocar diferentes percepções e sensações. Através da compreensão dos instintos humanos, das emoções e da plasticidade cerebral, a Neuroarquitetura ultrapassa os conceitos de estética e funcionalidade e foca em níveis mais profundos do cérebro humano, que muitas vezes são inconscientes.

Em escritórios, por exemplo, esse tipo de estratégia pode ser aplicado para estimular a concentração e motivação, criando ambientes humanizados que permitem a socialização, estimulam os sentidos e o contato com a natureza. Cada ambiente deve ser projetado de forma personalizada, dependendo do espaço e das pessoas que ali frequentam.

Veja no link a seguir 3 benefícios do design biofílico no ambiente de trabalho.

A Neuroarquitetura busca, principalmente, impactar positivamente o bem-estar físico e emocional das pessoas. Nesse sentido, deve ser aplicada por arquitetos especializados no assunto.

Acesse o link a seguir para entender por que é importante a liderança de arquitetos em projetos de sustentabilidade.

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Jardim Vertical, sistemas de Telhado Verde, Piscinas Naturais, Ecopavimento e Arquitetura Verde e Biofílica. Explore nosso site e entre em contato para maiores informações sobre os nossos sistemas.