“WHAT THE HEALTH” O NOVO DOCUMENTÁRIO DA NETFLIX

Publicado

O documentário foi desenvolvido por Kip Andersen e Keegan Kuhn, responsáveis pelo famoso Cowspiracy. What The Health foi lançado recentemente em todo o mundo pelo serviço Netflix no dia 17 de junho. Produzido graças a um aporte financeiro de mais de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais) a estrutura do longa tem como base apresentar estudos e teorias publicados em periódicos médicos, relacionando os grandes elementos prejudiciais à saúde com a indústria alimentícia.

As reações positivas e divergentes geradas pelo polêmico documentário, chamou a atenção da mídia e dos consumidores de alimentos de origem animal, devido a alta propagação do longa, as bases especialistas começaram a discutir algumas especificações, gerando grande atenção pela quantidade de informações sobre o ciclo industrial e mercantil das grandes marcas que produzem produtos de origem animal. A cíclica estrutura mercadológica da industria, trouxe muitas opiniões opostas a respeito do consumo demasiado de produtos de origem animal, o documentário estabelece uma relação direta com as doenças e a indústria farmacêutica .

What The Health  conta com a participação de médicos como o doutores Michael Greger, Neal Barnard e Kim A. Williams, que acreditam que uma dieta a base de plantas é mais do que o suficiente para melhorar a qualidade de vida e obter uma saúde excelente. Está tornando-se comum a inserção de filmes com temas polêmicos, reflexivos e questionadores nas mais famosas plataformas de Stream. Assim como What the Health, outro filme com a temática de direitos animais será lançado. Okja, – estrelando Tilda Swinton – explora os recursos ético de criar animais confinados com o objetivo de matar.
O ator vencedor do Oscar Joaquin Phoenix, foi responsável pela produção executiva do longa que foi dirigido pelo cineasta Kip Andersen, responsável pelo famoso e polêmico documentário Cowspiracy: The Sustainability Secret (A Conspiração da Vaca: O Segredo da Sustentabilidade). O título “what the health”, que ainda não recebeu uma versão traduzida, é um trocadilho sonoro com a expressão norte-americana “what the hell”, que significa “Mas que inferno é esse?!”, em tradução livre. A expressão “what the health”, portanto, seria algo como um questionamento “Mas que saúde é essa?!”.

O filme What The Health  segue o mesmo modelo da obra criada anteriormente por Kip Andersen, A estrutura do longa leva o espectador a acompanhá-lo em uma busca incessante por respostas. O filme é estruturado por uma linha de raciocínio lógica baseada em grandes estudos publicados em periódicos médicos e também na afirmação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que classifica carnes processadas no grupo 1 para risco de câncer.

A Ecotelhado acredita que manter uma dieta vegana é extremamente benéfico para  a saúde, porém defendemos a ideia de que cada um tem seu tempo e seu momento de iniciar um processo de reestruturação alimentar. Buscar outras alternativas naturais e soluções saudáveis é um longo processo e deve ser feito aos poucos com auxílio de profissionais. Instigamos a pratica de jardinagem urbana, onde é possível implementar sistemas que integram a alimentação vegana, como a horta urbana e outras estruturas ecológicas. Produzir seu próprio alimento é prático e fácil, colabora com o meio ambiente e fortalece a sua saúde, desenvolvemos sistemas sustentáveis com o intuito de inserir na vida das pessoas alternativas conscientes.

 É interessante assistir o filme para criar sua própria opinião sobre o assunto e direcionar a sua alimentação para um segmento que você acredita. Reserve um tempo dedicado para isso, o conteúdo do longa é denso, não é um filme maçante, mas é extremamente informativo. Não há cenas fortes de abate,  What The Health é um documentário extremamente cientifico e muito completo que causa discussões e reflexões.

 

 

 

 

 

 

 

Referência | Netflix

Adaptação e edição | Pedro Henrique Leite