zbynek-burival-602936-unsplash

Como funciona o telhado com placa solar? Características e vantagens

Publicado

Nos artigos publicados em nosso blog, demonstramos através de diferentes pautas os benefícios da instalação de ecotelhados em residências e centros comerciais. No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que o telhado com placa solar pode ser agregado aos telhados verdes, oferecendo ainda mais benefícios aos seus usuários.

Quer saber mais sobre o assunto? Siga a leitura!  

Entenda como funciona o telhado com placa solar

Telhados verdes funcionam como isolantes térmicos para residências e prédios comerciais, absorvendo 30% da água da chuva e reduzindo a chance de enchentes nos centros urbanos. Eles também integram todas as vantagens de um jardim suspenso, com a captação de água da chuva e tratamento de efluentes (esgoto sanitário).

Além disso, os ecotelhados podem abrigar placas solares, trazendo ainda mais benefícios para o local em questão. Dessa forma, é possível instalar um telhado verde e também contar com todas as funcionalidades das placas fotovoltaicas. De acordo com artigo publicado por José Bione de Melo Filho e Gabriela de Lima Matos, apresentado no VII Congresso Brasileiro de Energia Solar em Gramado, 17 a 20 de abril de 2018, o aumento da produção de energia ocasionado pelo resfriamento dos módulos FV pode diminuir o tempo de retorno financeiro investido tanto em sua implantação, quanto no valor da instalação de um telhado verde, ao invés de uma cobertura impermeabilizada ou com telhas, além de reduzir o consumo energético da edificação, ocasionado pela diminuição da demanda por ar condicionado.

O telhado verde diminui a temperatura da superfície e, enquanto isso, a placa tem maior eficiência na transformação da energia, gerando economia na conta de luz e preservação dos recursos naturais.

As plantas ajudam a manter a cobertura do local fria e a manejar às águas, resultando em sua evaporação e na criação de um ambiente em torno dos painéis mais frio. Isso permite um melhor funcionamento das placas que captam a energia do Sol. Além de colaborar com o esfriamento do local, o telhado verde “sequestra” o carbono da atmosfera e ajuda a desviar a poeira, facilitando ainda mais a manutenção das placas solares.

O sistema é instalado nos telhados de forma que a água de chuvas seja canalizada para baixo dos painéis, regando diretamente as plantas. Esse é um ótimo investimento para quem busca preservação do meio ambiente e, claro, diminuir a conta de luz. Você pode contar com essa solução também nos projetos realizados pela Ecotelhado.

Qual tipo de telhado verde pode abrigar placas solares?

Ao optar pela instalação de placas fotovoltaicas em telhados verdes, o Telhado Verde com Laminar Médio é a opção ideal.

Considerado como a evolução do telhado verde convencional, o sistema reutiliza a água da chuva e também o próprio efluente da edificação tratado. Dessa forma, você não precisa desperdiçar água potável na irrigação.

Com ele, é possível utilizar placas fotovoltaicas para captação de energia solar. Tem um piso elevado com a função de criar, abaixo do mesmo, um reservatório de água ou de ar para isolamento termoacústico. Além disso, permite a passagem de fios ou tubulações.

Então, gostou do artigo? Se o conteúdo foi relevante para você, não deixe de compartilhar!