Unisinos RS

Projeto multifuncional na Austrália terá o maior jardim vertical do mundo

Publicado

O condomínio residencial One Central Park, cuja construção acaba de entrar em fase final em Sydney, promete contar com o maior e mais alto jardim vertical do mundo. Ao todo, 166 metros de fachada de um edifício e 64,5 metros da fachada do outro serão cobertos por 190 tipos de plantas australianas e 160 espécies vegetais exóticas. O projeto é do francês Jean Nouvel e o paisagismo é do seu conterrâneo Patrick Blanc, inventor do conceito de jardins verticais.

arquitetura_one_central_park_jean_nouvel_01

Ao todo, o verde deverá recobrir 50% da área de fachada do complexo multifuncional, propondo uma extensão do parque próximo dali. Além das duas torres residenciais – que oferecem 624 apartamentos – o complexo possui nos níveis inferiores lojas, cafés, restaurantes e unidades comerciais.

arquitetura_one_central_park_jean_nouvel_06

O prédio alto terá também, perto do topo, alguns andares projetados em balanço, dando a impressão de flutuar no ar. Além de abrigar 38 habitações diferentes, o elemento “suspenso” sustenta inúmeros espelhos motorizados, cuja função será direcionar a luz solar ao jardim vertical, levando vida às plantas que ficam em locais menos privilegiados. Quando cai a noite, o balanço passará a exibir uma instalação artística de LED.

O empreendimento deverá ser entregue em janeiro de 2014.