Você sabe da importância de ter uma cisterna?

Publicado

Cisterna não é nada menos do que armazenar a água da chuva, pois é uma água que cai do céu de forma gratuita que pode ser captada por calhas e dutos do telhado e/ou pisos enchendo a cisterna, e que infelizmente no Brasil é desperdiçada se misturada ao sistema de esgoto. Já ha muitos anos que essa cultura existe, por exemplo na Roma antiga, as casas, chamadas de “domus” possuíam no teto, uma abertura chamada “compluvium” que fornecia a luz e ventilação e por onde entrava a chuva, recolhida no “impluvium” formando uma cisterna.

domus_romana_veduta_aerea
Antigas casas romanas chamadas “Domus”, mostrando o cumplúvio e implúvio

Outro exemplo, não muito longe desta vez, é na Alemanha, que essa água é coletada em um sistema individual de água de chuva, onde alguns distritos subsidiam estas instalações. Aproveitando essa água, contribuímos com a diminuição da escassez de água, que já atinge várias regiões do Brasil. Já passou o momento de planejar um novo consumo, mais racional, mais inteligente e mais solidário.

A captação de água de chuva poderá ser obrigatória em novas construções, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou, o projeto de lei (PLS 324/2015) do senador Donizeti Nogueira (PT-TO) que obriga novas construções públicas e privadas a contar com projetos prevendo a instalação de sistema de captação de água de chuva. O relator, senador Gladson Cameli (PP-AC), fez alterações no texto sob alegação de que o sistema proposto pode não ser economicamente viável em pequenos imóveis, devido aos custos de instalação e manutenção, ele apresentou emenda para que seja adotado somente em condomínios residenciais, edificações comerciais e residências com mais de 300 metros quadrados de área construída, em se tratando de propriedades privadas.

ecotelhado-escola-RJ
Escola no Rio de Janeiro com seus alunos regando o Ecotelhado

O Ecodreno é um sistema de retenção, drenagem e infiltração de água da chuva. Funciona como uma cisterna modulada subterrânea, deixando espaço livre para trânsito. A água armazenada pode ser usada uso na irrigação de plantas, na descarga de sanitários ou como infiltração para recarga de aquíferos. O Ecodreno diminui o gasto de água de abastecimento, porque armazena chuva em cisternas ou reservatórios; reduz os picos de volume de água nos leitos dos rios, reduzindo o risco de enchentes nas cidades; pode ser usado como reservatório de água contra incêndio, reservatório de água industrial ou como cisterna para captação de água para irrigação de telhado verde, jardim vertical ou brise vegetal; e é fácil de ser instalado sob jardins, estacionamentos ou pavimentos permeáveis.

O sistema é feito principalmente de plástico reciclado, formando colunas, dando estrutura ao dreno urbano e impedindo seu desmoronamento. Existem dois tipos de reservatórios com o Ecodreno, o impermeável, que é usada para o reaproveitamento da água da chuva. Pode ser instalada sob jardins, estacionamentos ou pavimentos permeáveis. E o permeável que é utilizado para aumentar a capacidade de infiltração da água da chuva, servindo como um reservatório de amortecimento. Ele diminui a chance de enchentes, porque retém essa água da chuva até o momento em que ela possa infiltrar-se novamente no solo. O sistema tem uma membrana permeável que o envolve, permitindo a entrada da água da chuva e evitando a entrada de sólidos no reservatório.

Ecodreno21-800x400
Ecodreno com o Sistema Laminar Alto

É uma das maneiras de evitar o desperdício da nossa água, utilizando sistemas inteligentes de aproveitamento de água da chuva para uso não potável nas edificações, que pode significar uma alteração maior que 50% do consumo total de água.

Referências: Sustentarqui; Agência Senado.

*Texto | Catarina Schmitz Feijó