sofa e plantas solucoes para conforto termico

5 soluções para conforto térmico nos ambientes

Publicado

O conforto térmico é uma questão fundamental para o bem-estar das pessoas. 

Especialmente em países tropicais, como o Brasil, onde existem diversas regiões com altas temperaturas, o conforto térmico deve ser uma questão essencial nos projetos arquitetônicos de casas, escritórios, lojas, restaurantes, entre outras edificações.

A falta de soluções para conforto térmico nos ambientes pode acarretar problemas de concentração, ansiedade, irritabilidade, alteração de humor, perda de sono, entre outras complicações às pessoas.

Para alcançar o conforto térmico, é ideal manter o equilíbrio entre temperaturas quentes e frias nos ambientes, para que as pessoas não sintam nem muito frio e nem muito calor, mantendo a temperatura interna de seus corpos.

Entretanto, o conforto térmico não depende unicamente da temperatura do ar. Existem outras variáveis que influenciam no conforto térmico, como: 

  • Umidade do ar;
  • Temperatura radiante;
  • Velocidade dos ventos;
  • Metabolismo humano;
  • Vestimentas.

Nos projetos de arquitetura é fundamental contemplar a questão climática, atentando ao clima da região, a localização do ambiente, os materiais a serem utilizados no projeto, bem como os sistemas e equipamentos.

Continue a leitura do artigo para conhecer 5 soluções para conforto térmico em ambientes.

poltronas e área verde ao fundo, exemplo de conforto térmico nos ambientes

5 soluções para conforto térmico nos ambientes 

1 – Ar-condicionado

O ar-condicionado é uma das soluções mais práticas para manter o conforto térmico nos ambientes. 

Com o aparelho, você pode escolher a sua temperatura ideal, deixando o ambiente agradável conforme a sua preferência.

Dependendo do tempo que o ar-condicionado ficar ligado, ele pode consumir altas quantidades de energia elétrica, influenciando nas contas de luz. 

Ao optar por essa solução, fique atento para escolher opções de ar-condicionado mais econômicas, que consomem menos energia elétrica.

Apesar de ser uma solução prática, você deve ter alguns cuidados com o uso do ar-condicionado. 

É muito importante manter o aparelho higienizado, limpando as unidades evaporadoras e condensadoras e mantendo o dreno desentupido, a fim de evitar fungos e bactérias que podem intensificar doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas.

2 – Telhado Verde

O sistema de telhado verde é uma das melhores soluções para conforto térmico. É uma opção ecológica e sustentável para manter a temperatura interna dos ambientes equilibrada. 

Além de absorver as radiações solares, evitando altas temperaturas nos ambientes, os sistemas de telhado verde também contam com reservatórios de água da chuva, criando outra barreira (além da vegetação) que auxilia a manter o conforto térmico nos ambientes.

O telhado verde pode ser implementado em casas, prédios e outros tipos de edificações, atuando como um isolante térmico e proporcionando maior conforto para as pessoas que estiverem nos ambientes. 

Por ser uma solução natural, o telhado verde também possibilita a economia de energia elétrica, pois diminui a necessidade do ar-condicionado.

2 – Parede Verde

A parede verde, ou jardim vertical, é outra solução ecológica e sustentável para manter a temperatura dos ambientes equilibrada.

As paredes verdes podem ser implementadas tanto das áreas internas quanto externas das edificações, proporcionando diversos benefícios de ambas formas. 

Assim como o telhado verde, graças às camadas de vegetação, terra e substrato, esse sistema também cria barreiras que ajudam a manter a temperatura dos ambientes equilibrada.

O sistema da parede verde também conta com plantas naturais, que são grandes aliadas na qualidade de vida e bem-estar das pessoas. 

Além de proporcionarem melhor qualidade do ar, os jardins verticais filtram as toxinas do ar e purificam os ambientes. 

As plantas naturais garantem sensações de frescor, reduzindo o estresse e promovendo maior conexão com a natureza.

Acesse o link a seguir para entender como uma sala com parede verde pode promover bem-estar aos ambientes corporativos.

3 – Madeira

A madeira é uma ótima opção de material que ajuda a manter o conforto térmico dos ambientes, pois apresenta baixa condutividade térmica e atua como um isolante natural.

As construções e os revestimentos de madeira costumam apresentar temperaturas internas mais equilibradas, pois esse material absorve o calor nos dias quentes e ameniza as baixas temperaturas nos dias mais frios.

Apesar da madeira ser um ótimo isolante térmico natural, para que ela apresente melhor desempenho é necessário observar outros fatores que influenciam na temperatura das edificações, como a orientação da casa em relação ao sol, vedação de portas e janelas, ventilação e isolamento térmico das coberturas.

4 – Drywall

O drywall é outra solução para manter as temperaturas dos ambientes equilibradas, sendo muito utilizado nas construções civis. 

Esse material, que é formado por placas de gesso e lãs de vidro, apresenta capacidade de absorver a umidade do ar, retirando a umidade quando está elevada e devolvendo quando o ambiente está mais seco. 

O drywall permite que a casa fique mais quente no inverno e mais fresca no verão, regularizando as temperaturas e tornando os ambientes mais agradáveis.

O drywall é um material leve, que pode ser utilizado para revestir paredes, criar divisórias e mobiliários. 

Por ser um material de baixo custo e de fácil instalação, o drywall é uma ótima opção para quem busca economia e conforto nas construções.

Soluções para conforto térmico você encontra na Ecotelhado

Agora que você conhece as melhores soluções para conforto térmico nos ambientes, que tal aplicar esses sistemas no seu projeto?

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Piscinas e Lagos Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento.