diferentes tipos de lixo para simbolizar qual a diferença entre resíduos e rejeitos

Saiba qual a diferença entre resíduos e rejeitos

Publicado

Você sabe qual a diferença entre resíduos e rejeitos? Por mais que sejam muito parecidas, o significado delas são diferentes, pois os objetivos são totalmente opostos. 

Então, se você já ouviu falar ou até mesmo já usou um desses termos, mas não sabia suas diferenças, saiba mais na leitura deste artigo.

Qual a diferença entre resíduos e rejeitos?

Resíduo é quando o material, substância ou objeto foi descartado, mas tem ainda alguma utilidade, ou algum reaproveitamento por meio da reciclagem. 

Já o rejeito é um tipo de resíduo que não pode ser reutilizado ou reciclado, portanto, a alternativa é descartar de maneira segura e que não prejudique o meio ambiente.

E quanto a palavra lixo? 

A palavra “lixo” está fortemente associada a algo que não presta mais, que não vai ser mais utilizado, que não tem mais valor. 

Mas, na verdade, o lixo nada mais é do que “resíduo”, podendo ser substituído por esse conceito, que tem o mesmo significado. Isso acontece porque a matéria pode ser de alguma maneira reaproveitada ou reciclada.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus objetivos 

A diferença entre resíduos e rejeitos fez com que a Lei 12.305 de 2010, que instituiu no Brasil a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos se resumisse a um “conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotados pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios ou particulares, visando a gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos”. 

Quando se fala de resíduos, a PNRS tem como foco reduzir a produção através do seu tratamento e reutilização. Já em relação aos rejeitos, o objetivo da lei é priorizar o destino, ou seja, o lugar onde essas matérias vão, para que seja de forma mais adequada e que possa causar menos impacto ao meio ambiente.

Logística reversa

Através da vigência da PNRS, ficou mais claro e simples lidar com a diferença entre resíduos e rejeitos, tanto para as empresas quanto para a comunidade, pois mostra a importância de uma abordagem mais sustentável em relação à produção de lixo.

Sendo assim, a lei percebeu que a responsabilidade de gerar e produzir resíduos é algo a ser compartilhado por todos, desde os fabricantes até o próprio consumidor final, com o propósito de juntos encontrar a melhor solução.

Pensando nessa ideia de responsabilidade compartilhada, a lei tem uma ferramenta bem valiosa para o desenvolvimento sustentável: a logística reversa. Nada mais é do que um grupo de ações que visam viabilizar a coleta e devolução de resíduos ao setor empresarial para reaproveitar, reutilizar ou dar o rumo final mais apropriado.

Quais os principais tipos de resíduos que existem? 

Existem diversos tipos e classificações de resíduos. Abaixo, selecionamos 5 principais: 

Resíduos Sólidos Urbanos

São aqueles de residências, limpeza pública urbana, comércios e de prestadores de serviços. 

Resíduos Industriais

Resíduos vindos de processos industriais, como usinas, fábricas, montagem de peças e fábrica de alimentos. Eles podem estar no estado sólido, semi sólido, líquido ou gasoso.

Resíduos Hospitalares

São aqueles resíduos produzidos em ambientes de saúde, como hospitais e clínicas no geral.

Resíduos de Construção Civil

São resíduos derivados de obras civis, como construção, demolições, reformas, ampliações e outras.

Resíduos Nucleares 

São resíduos radioativos ou contaminados com radionuclídeos, provenientes de laboratórios de análises clínicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia. Para pertencer a este grupo, deve estar segundo as regras do CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear. 

Agora que você já sabe qual a diferença entre resíduos e rejeitos, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!