alguns tipos de plantas aquaticas em um lago

10 tipos de plantas aquáticas para ter em casa

Publicado

Você sabia que é possível cultivar alguns tipos de plantas aquáticas dentro de casa? Além de ornamentar lagos e aquários, você pode montar vasos ou aquários com lindas opções para incrementar a sua decoração. 

A decoração com aquários, lagos, tanques e espelhos d’água fica plenamente renovada quando se utilizam plantas aquáticas. Sendo assim, você pode se inspirar em muitos projetos incríveis para montar o seu.

As plantas aquáticas estão sendo cada vez mais utilizadas em decorações de casas para dar mais beleza aos ambientes. Dessa forma, elas são capazes de trazer frescor e dão um toque natural ao ambiente, seja interno ou externo. Vale a pena conhecer os melhores tipos de plantas aquáticas! 

Curiosidades sobre as plantas aquáticas

Segundo especialistas,  as plantas aquáticas são conhecidas como hidrófilas ou hidrófilas. Elas se desenvolvem em ambientes com água ou alta umidade, seja em lagos, aquários, cascatas, etc. O tamanho e presença de flores podem ser bem diferentes. Por isso, é bom saber os detalhes sobre elas antes de escolher qual tipo de planta você vai cultivar.

Algumas delas vivem totalmente submersas na água, e nesse caso, retiram os nutrientes diretamente da água. Já as plantas flutuantes transpiram bastante e possuem raízes curtas que ficam em evidência. Por fim, algumas ainda produzem flores.

10 tipos de plantas aquáticas

Existem diversos tipos de plantas aquáticas. Separamos abaixo 10 espécies diferentes para você se inspirar: 

  1. Ninfeia; 
  2. Inhame-roxo ou Inhame-preto;
  3. Alface d’água; 
  4. Singônio; 
  5. Jiboia;
  6. Sombrinha Chinesa; 
  7. Cavalinha;
  8. Aguapé;
  9. Vitória Régia; 
  10. Estrela Branca.

Como cultivar as plantas aquáticas em casa?

Primeiramente, você deve definir quais são as melhores plantas para cultivar no seu lar. Tudo vai depender da estrutura que você deseja decorar, bem como o seu tamanho, espaço e iluminação disponível. Para todas essas dicas mais específicas, você pode consultar um especialista.

Dentre as diversas plantas aquáticas, existem aquelas chamadas de flutuantes. Elas são bastante procuradas para compor lagos e espelhos d’água, mas também podem ser cultivadas em vasos ou aquários, dependendo da espécie. 

As raízes delas podem ser tanto fixas quanto livres. Algumas produzem lindas flores e são capazes de renovar o visual da sua decoração. Por outro lado, há plantas menores que servem até de alimento para peixes. Ou seja, além trazer beleza à estrutura, ainda são funcionais.

Dentro deste grupo, existem as plantinhas que podem ser cultivadas em vasos. Elas são ótimas para quem não tem muito espaço em casa, mas deseja ter uma planta aquática. Nesse caso, porém, a manutenção é necessária para que se desenvolvam plenamente. São muitas variações de uma mesma espécie, inclusive com grandes e coloridas flores.

Já os aquários plantados são comuns em projetos modernos. Muita gente gosta de montar um aquário com diversas plantinhas, que, de fato, ficam com o visual perfeito! Todo aquário precisa de plantas, seja para melhorar a qualidade do local, auxiliar na alimentação dos peixes ou apenas para embelezar a criação. 

A dica para manter suas plantas saudáveis é realizar a adubação líquida uma vez ao mês para garantir a nutrição necessária para seu desenvolvimento. Também é importante trocar a água a cada quatro ou no máximo sete dias para evitar a proliferação de mosquito da dengue e colocar pedacinhos de carvão vegetal para filtrar essa água.

Agora que você já aprendeu várias dicas e diferentes tipos de plantas aquáticas, que tal incluí-las no seu ambiente?

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.
Entre em contato para fazer o seu orçamento!