Construção sustentável nos planos do Google

Publicado

O Google quer investir pesado em sustentabilidade para suas sedes e criou um vídeo para contar como são pensadas e construídas os prédios da empresa (ver abaixo). No registro, o responsável pelos projetos verdes do Google, Anthony Ravitz, conta que o conceito de fomentar o meio ambiente a partir de construções é feito através de reformas de prédios já existentes.

Segundo Ravitz, os projetos tem o objetivo de deixar os prédios funcionando como sistemas vivos e naturais, otimizando o acesso à naturteza, ao ar limpo e à luz natural. O Google Green, braço do Google que explica todas as formas de economizar energia, divulga a sustentabilidade em diversas vertentes, da construção verde à energia solar.

Dentro dos planos do Google, está o escritório totalmente sustentável em Mountain View, na Califórnia, Estados Unidos, que tem entre suas determinações a configuração do prédio mais verde possível, pretendendo inovar no ramo da arquitetura ecológica.

Para reduzir impactos ao meio ambiente, o Google já investe em sistemas de aquecimento e refrigeração mais eficientes, além de projetos de captação de energia alternativa, como a instalação de paineis solares. A água dos chuveiros e torneiras, que já possuem sistemas de eficiência de consumo, é reutilizada em um sistema de tratamento, e depois segue para as descargas dos banheiros. Já o aquecimento é feito através de um sistema de aquecimento solar.

Confira abaixo o vídeo publicado no blog do Google a respeito da sustentabilidade na empresa (em inglês):

Posts relacionados:

>>> Jardim Vertical inova cenário de Cingapura

>>> Museu com jardim vertical é atração na Espanha

>>> EUA têm seu primeiro jardim vertical em hotel

>>> Estação ferroviária visa a sustentabilidade