O Green Building Council Brasil (GBC) realizou uma pesquisa inédita que constatou que o Brasil já ocupa o quarto lugar no ranking das construções sustentáveis certificadas. Nosso país fica atrás dos Estados Unidos, que ficou em primeiro, seguido pelos Emirados Árabes e China.
No meio do ano a instituição já havia feito um levantamento mostrando que das construções sustentáveis nacionais, 90% eram comerciais, em prédios públicos e industriais. Isso comprova que o padrão de exigência é maior para o setor empresarial que busca investir em soluções como ecotelhados, ecopavimentos e ecoparedes, seguindo regras rígidas de construção.
A cidade campeã de empreendimentos sustentáveis certificados é São Paulo, que tem atualmente 28 construções com certificações LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, na sigla em inglês), concedidas pela GBC Brasil. Estão em processo de certificação mais 250 edifícios, que deverão passar por averiguações em conceitos como reaproveitamento de energia, uso eficiente da água e utilização de materiais ecologicamente corretos na construção.
Em março deste ano, a Associação Telhado Verde Brasil (ATV Brasil) firmou parceria com o GBC Brasil para disseminar no mercado o sistema de certificação LEED adaptado a realidade brasileira. O acordo tem o objetivo de aumentar a participação da ATV, que promove o uso da utilização de telhados verdes e paredes vegetadas no Brasil, nos eventos e promoções da GBC Brasil.
Para obter a certificação LEED uma edificação precisa se cadastrar junto a GBC para uma pré-avaliação. O GBC Brasil é referência mundial, e em tem três anos de atuação já atingiu mais de 15 mil pessoas por meio de eventos e cursos.
Posts relacionados
>>> Diretor da ATV faz palestra no Greenbuilding