ÁREA VERDE INTEGRADA AO NOVO ESTÚDIO DO “JORNAL NACIONAL” CONSPIRA A FAVOR DA PRODUTIVIDADE JORNALÍSTICA

Publicado

A nova estrutura do Jornal Nacional conta com um sistema de telhado verde, uma infraestrutura projetada com recursos ecológicos e sustentáveis. O telhado verde integra todos os benefícios de um jardim suspenso. A captação de água da chuva, o tratamento de efluente (esgoto sanitário), a captação da energia solar, entre outros sistemas benéficos para o ambiente.

Funciona também como um isolante térmico absorvendo 30% da água da chuva reduzindo, por exemplo, a chance de enchentes nas cidades e melhora o isolamento acústico da edificação. O Ecotelhado também age como purificador da poluição urbana, retendo as nanopartículas prejudiciais a saúde. O sistema é o único que pode ser usado para tratar os efluentes (esgoto) produzidos na edificação.

É cientificamente comprovado que um ambiente agradável no espaço de trabalho melhora nossa produtividade diminuindo o índice de estresse e trazendo mais qualidade de vida. A presença de plantas integradas ao ambiente cria uma conexão do homem com a natureza, minimizando fatores estressantes, como barulhos e poluição, tornando o espaço de trabalho, um local muito mais produtivo.

A estrutura moderna e futurística do novo estúdio do Jornal Nacional não é baseada apenas em evoluções tecnológicas, mas a edificação da redação de jornalismo da Globo Rio inaugurada dia 19 de junho, conta com um sistema de telhado verde, direcionando a empresa para uma esfera de estratégias sustentáveis.
Os responsáveis pela realização do projeto revestiram a fachada com uma tela que reduz a incidência solar e, desta forma, a temperatura ambiente. A gestão de energia conta com recursos de LED que visam diminuir o consumo da mesma.

 

Referência | Globo – G1

Adaptação e edição | Pedro Henrique Leite