Você quer saber como cuidar da grama do jardim no verão? Então confira nossas dicas sobre cuidados com a grama durante os meses de temperaturas mais altas.
Por ser a estação mais quente do ano, a grama se comporta de maneira diferente no verão e é por isso que a atenção deve ser redobrada neste período. Nada melhor do que ter um espaço aconchegante e bem cultivado para se divertir e viver bons momentos em família, não é mesmo?
As gramas possuem uma estrutura bem simples e você poderá cuidar melhor da sua grama a partir do momento em que conhecê-la um pouco melhor.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
Cuidados especiais com a grama que você precisa saber
Grama é um nome comum para um grupo de plantas pertencentes à família Graminae, com mais de 900 espécies.
Diversos benefícios acompanham essa plantinha. Ela ajuda a baixar a temperatura da superfície em volta da sua casa aproximadamente de 1 à 10 graus comparado à sua rua.
Apesar de que todas as plantas auxiliam na purificação do ar, a grama além de fazer isto, também auxilia prendendo aproximadamente 12 milhões de toneladas de pó e sujeira do ar todos os anos.
No verão, o gramado cresce a uma velocidade extraordinária, e para que se mantenha bonito e saudável é preciso apará-lo. Além disso, regas constantes, por exemplo, são essenciais para que as plantas não sofram com a alta temperatura e os efeitos de chuva ou sol muito intensos.
O primeiro passo é fazer um diagnóstico de como está o gramado. Verifique seu aspecto, homogeneidade e cor. Não esqueça de avaliar se o gramado contém manchas, irregularidades e ervas daninhas.
5 dicas sobre como cuidar da grama do jardim no verão
Como sabemos, o verão possui dias de sol e calor intenso. Sendo assim, é preciso ter cuidados especiais com o gramado do seu jardim nesta época do ano. Confira algumas dicas que separamos para você sobre cuidar da grama na época mais quente do ano.
1 – Intensifique as regas
Durante os dias mais quentes e de sol muito forte, pode ser necessário intensificar a rega, pois a grama pode sofrer muito com a alta temperatura. O ideal é manter o solo em uma condição equilibrada, não o deixando muito encharcado, nem muito seco.
Caso a temporada do verão seja mais chuvosa na sua região, a quantidade de água deverá ser menor durante a rega. Atente a esses detalhes, pois o solo úmido em excesso pode ser o cenário ideal para o surgimento de fungos e ervas daninhas.
2 – Molhe o seu gramado durante a manhã ou no fim da tarde
Evite molhar o gramado durante os horários mais quentes do dia. Prefira sempre as primeiras horas da manhã ou ao entardecer, pois assim o gramado fará melhor uso da água recebida. Se as folhas começarem a enrolar ou ficarem marcas amassadas das suas pegadas no gramado, é sinal de que o gramado está com sede e está na hora de uma rega de emergência.
3 – Fique atento às ervas daninhas
As ervas daninhas oferecem risco à saúde do seu gramado e consequentemente à sua beleza também. Elas acabam utilizando da mesma água, iluminação e nutrientes que deveriam ser voltados apenas a sua grama. Para evitá-las a prevenção ainda é o melhor remédio. Da mesma forma, evite também que as ervas já enraizadas, produzam sementes e se multipliquem.
Atenção! Se faz mais de dois anos que o seu gramado não vê calcário, faça uma análise de solo completa e corrija o pH com calcário calcítico ou dolomítico. Com a análise de solo em mãos, aproveite para corrigir macro e micronutrientes.
4 – Mantenha os cortes da sua grama em dia
Manter o corte em dia é outro fator essencial para o seu gramado. Aproveite a época de intenso crescimento da grama para avaliar se o aparador está dentro dos conformes e, se for preciso, mande afiar as lâminas e engrenagens do seu aparador. Aparadores cegos “mastigam” as folhas da grama e acabam a enfraquecendo.
Isso porque a grama cresce mais rápido no verão, como dito anteriormente. Estimulada pelo calor, luz e umidade, os efeitos da falta de corte podem tornar-se mais evidentes. Não existe um intervalo de tempo ideal entre os cortes. O ideal é cortar a grama sempre que ela ultrapassar a altura limite para a espécie.
5 – Adube o seu gramado
Nos últimos dias da temporada mais quente, uma boa dica é preparar o gramado para a mudança de temperatura, fazendo com que o frio do outono-inverno impacte da menor forma possível na saúde das plantas. Procure adubar o gramado, utilizando um composto ideal para o fortalecimento e crescimento da grama.
O verão é a época de intensificar os cuidados com o gramado, mas também é tempo de aproveitar a relva verdinha e macia para o lazer, descanso ou esporte.
Agora que você já aprendeu 5 dicas valiosas sobre como cuidar da grama do jardim no verão, que tal aplicá-las no seu dia a dia e manter o gramado da sua casa sempre bonito e saudável?
A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável.
Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.
Entre em contato para fazer o seu orçamento!