maquina no gramado ilustrando como cuidar da grama

Como cuidar da grama do jardim na estação mais quente do ano

Publicado

Você quer saber como cuidar da grama do jardim no verão? Então confira nossas dicas sobre cuidados com a grama durante os meses de temperaturas mais altas.

Por ser a estação mais quente do ano, a grama se comporta de maneira diferente no verão e é por isso que a atenção deve ser redobrada neste período. Nada melhor do que ter um espaço aconchegante e bem cultivado para se divertir e viver bons momentos em família, não é mesmo? 

As gramas possuem uma estrutura bem simples e você poderá cuidar melhor da sua grama a partir do momento em que conhecê-la um pouco melhor. 

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Cuidados especiais com a grama que você precisa saber

Grama é um nome comum para um grupo de plantas pertencentes à família Graminae, com mais de 900 espécies.

Diversos benefícios acompanham essa plantinha. Ela ajuda a baixar a temperatura da superfície em volta da sua casa aproximadamente de 1 à 10 graus comparado à sua rua. 

Apesar de que todas as plantas auxiliam na purificação do ar, a grama além de fazer isto, também auxilia prendendo aproximadamente 12 milhões de toneladas de pó e sujeira do ar todos os anos.

No verão, o gramado cresce a uma velocidade extraordinária, e para que se mantenha bonito e saudável é preciso apará-lo. Além disso, regas constantes, por exemplo, são essenciais para que as plantas não sofram com a alta temperatura e os efeitos de chuva ou sol muito intensos.

O primeiro passo é fazer um diagnóstico de como está o gramado. Verifique seu aspecto, homogeneidade e cor. Não esqueça de avaliar se o gramado contém manchas, irregularidades e ervas daninhas.

5 dicas sobre como cuidar da grama do jardim no verão

Como sabemos, o verão possui dias de sol e calor intenso. Sendo assim, é preciso ter cuidados especiais com o gramado do seu jardim nesta época do ano. Confira algumas dicas que separamos para você sobre cuidar da grama na época mais quente do ano.

1 – Intensifique as regas

Durante os dias mais quentes e de sol muito forte, pode ser necessário intensificar a rega, pois a grama pode sofrer muito com a alta temperatura. O ideal é manter o solo em uma condição equilibrada, não o deixando muito encharcado, nem muito seco. 

Caso a temporada do verão seja mais chuvosa na sua região, a quantidade de água deverá ser menor durante a rega. Atente a esses detalhes, pois o solo úmido em excesso pode ser o cenário ideal para o surgimento de fungos e ervas daninhas.

2 – Molhe o seu gramado durante a manhã ou no fim da tarde

Evite molhar o gramado durante os horários mais quentes do dia. Prefira sempre as primeiras horas da manhã ou ao entardecer, pois assim o gramado fará melhor uso da água recebida. Se as folhas começarem a enrolar ou ficarem marcas amassadas das suas pegadas no gramado, é sinal de que o gramado está com sede e está na hora de uma rega de emergência.

3 – Fique atento às ervas daninhas

As ervas daninhas oferecem risco à saúde do seu gramado e consequentemente à sua beleza também. Elas acabam utilizando da mesma água, iluminação e nutrientes que deveriam ser voltados apenas a sua grama. Para evitá-las a prevenção ainda é o melhor remédio. Da mesma forma, evite também que as ervas já enraizadas, produzam sementes e se multipliquem.

Atenção! Se faz mais de dois anos que o seu gramado não vê calcário, faça uma análise de solo completa e corrija o pH com calcário calcítico ou dolomítico. Com a análise de solo em mãos, aproveite para corrigir macro e micronutrientes.

4 – Mantenha os cortes da sua grama em dia

Manter o corte em dia é outro fator essencial para o seu gramado. Aproveite a época de intenso crescimento da grama para avaliar se o aparador está dentro dos conformes e, se for preciso, mande afiar as lâminas e engrenagens do seu aparador. Aparadores cegos “mastigam” as folhas da grama e acabam a enfraquecendo. 

Isso porque a grama cresce mais rápido no verão, como dito anteriormente. Estimulada pelo calor, luz e umidade, os efeitos da falta de corte podem tornar-se mais evidentes. Não existe um intervalo de tempo ideal entre os cortes. O ideal é cortar a grama sempre que ela ultrapassar a altura limite para a espécie.

5 – Adube o seu gramado

Nos últimos dias da temporada mais quente, uma boa dica é preparar o gramado para a mudança de temperatura, fazendo com que o frio do outono-inverno impacte da menor forma possível na saúde das plantas. Procure adubar o gramado, utilizando um composto ideal para o fortalecimento e crescimento da grama.

O verão é a época de intensificar os cuidados com o gramado, mas também é tempo de aproveitar a relva verdinha e macia para o lazer, descanso ou esporte. 

Agora que você já aprendeu 5 dicas valiosas sobre como cuidar da grama do jardim no verão, que tal aplicá-las no seu dia a dia e manter o gramado da sua casa sempre bonito e saudável?

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!