Ter uma horta urbana é um privilégio para muitos! Sim – você leu certo. Por mais que algumas pessoas considerem o consumo local de alimentos algo difícil ou até mesmo inalcançável, nós acreditamos que o cultivo de uma horta pode ser simples, desde que algumas dicas sejam seguidas.
Quer saber mais sobre como fazer horta?
Se a resposta for sim, continue a leitura e confira as novidades da oficina Ecotelhado!
Cultivo de horta urbana é tema da oficina criada pela Ecotelhado
No fim de junho, a Ecotelhado realizou a Oficina de Horta Urbana, que ensinou aos participantes a cultivar produtos frescos para sua família, incluindo tomates, alfaces, batatas e uma variedade de outros vegetais durante o ano todo.
Esta oficina é dedicada para quem quer desenvolver uma horta, estimular práticas diárias de cultivo e melhorar a qualidade alimentar.
A oficina capacita os participantes a conhecer os mecanismos e procedimentos para gestão de hortas em pequenos espaços, visando a produção de alimentos saudáveis. Assim, os alunos estarão aptos a cultivar horta em apartamento, inclusive.
Para que os participantes compreendam passo a passo como cultivar uma horta urbana, a oficina abordou os seguintes tópicos:
- Tipos de hortas
- Plantio
- Controle de pragas e insetos
- Lista das plantas mais fáceis de cultivar
- Atividade prática
Quem ministra a Oficina de Horta Urbana é Felipe Seadi, especialista em paisagismo sustentável e atua há mais de 10 anos com projetos residenciais e corporativos, consultoria ambiental e compensação vegetal.
Os benefícios de uma horta urbana
Ter uma horta em casa traz muitos benefícios. Um deles, sem dúvidas, é a possibilidade de proporcionar uma alimentação orgânica e fresca para aqueles que a cultivam.
No entanto, também merecem destaque questões como a melhora da qualidade e da umidade do ar – diminuindo os efeitos da emissão de carbono e atenuando a poluição – e seu valor ornamental, pois decoram o ambiente e aumentam o convívio com a natureza, o que alivia tensões.
Em junho, o Governo Federal acelerou a liberação do uso de novos agrotóxicos no país. De acordo com o Jornal Nacional, nunca tantos agrotóxicos foram liberados num intervalo de tempo tão curto no Brasil.
Em 2019, o governo já autorizou 239 novos pesticidas. Já são ao todo mais de dois mil agrotóxicos licenciados para uso nas lavouras brasileiras.
Em uma época onde a maior parte dos temperos e vegetais são cultivados com a presença de agrotóxicos, ter uma horta caseira faz toda a diferença para a saúde.
Então, gostou da leitura do artigo? Comente!