Imagem de uma macasa verde e sustentável dos arquivos da Ecotelhado

Formas orgânicas e arredondadas: conheça uma nova tendência e sua relação com a Ecotinyhouses®

Publicado

A arquitetura é uma área do conhecimento que vai muito além de simplesmente criar edifícios funcionais. Ela também pode ser uma expressão de nossa conexão com a natureza e com o ambiente ao nosso redor. 

Um conceito que tem ganhado destaque na arquitetura contemporânea é o uso de formas orgânicas e arredondadas, que têm uma forte relação com o design biofílico. Outra tendência do momento é o das tiny houses que priorizam design biofílico em seus projetos, fazendo uso de tecnologias de infraestrutura verde, também chamadas de Ecotinyhouses.

Quer saber mais sobre formas orgânicas e arredondadas na arquitetura, sua relação com design biofílico e as vantagens de sua utilização, como elas podem ser aproveitadas em projetos de tiny houses sustentáveis como as Ecotinyhouses? Então continue a leitura do texto abaixo e confira!

As formas orgânicas na arquitetura

(Imagem: Figura 1/ Projeto Ana Lívia Mafra/Archtrends)

As formas orgânicas na arquitetura são caracterizadas por curvas suaves, linhas fluidas e contornos que se assemelham a elementos da natureza, como pedras polidas, conchas e formas orgânicas de plantas.

Essas formas contrastam com as linhas retas e ângulos agudos frequentemente encontrados em arquitetura tradicional. Elas buscam imitar a beleza e a harmonia da natureza, trazendo uma sensação de serenidade e equilíbrio para os espaços construídos.

As formas orgânicas e o design biofílico

O design biofílico se baseia na ideia de que as pessoas têm uma afinidade inata com a natureza e que a presença de elementos naturais em nossos ambientes construídos pode melhorar nosso bem-estar e produtividade.

As formas orgânicas na arquitetura se encaixam perfeitamente nesse conceito, pois evocam a sensação de estar em um ambiente natural, mesmo quando estamos dentro de uma casa ou edifício. Essas formas podem ser incorporadas em todos os aspectos do design, desde a fachada até os interiores, incluindo mobiliário e layout.

Quais as vantagens das formas orgânicas?

  • Conexão com a Natureza: as formas orgânicas criam uma conexão visual e emocional com a natureza, reduzindo o estresse e promovendo a sensação de calma e relaxamento;
  • Fluxo e Movimento: as curvas suaves das formas orgânicas proporcionam um senso de fluidez e movimento aos espaços, tornando-os mais dinâmicos e convidativos;
  • Estética Atraente: a estética das formas orgânicas é frequentemente considerada mais atraente e interessante, o que pode aumentar o apelo de um edifício ou espaço;
  • Variedade Sensorial: a diversidade de formas orgânicas pode estimular nossos sentidos de maneiras que a arquitetura tradicional não consegue, tornando a experiência mais rica e envolvente.

Formas arredondadas e design biofílico aplicados na arquitetura

(Imagem: Figura 2/Brise Vegetal Pendente, com formato arredondado/Arquivo Ecotelhado)

Além das formas orgânicas, as formas arredondadas também desempenham um papel importante no design biofílico. 

As curvas suaves e contínuas evocam elementos da natureza, como plantas, flores, frutos, águas, céu e animais. Essas formas criam uma sensação de fluidez e harmonia, que é fundamental para o design biofílico.

E quais as vantagens das formas arredondadas?

  • Fluxo Energético: as formas arredondadas facilitam um fluxo energético suave, promovendo uma sensação de bem-estar e equilíbrio;
  • Acolhimento e Conforto: as curvas suaves podem criar um ambiente acolhedor e convidativo, tornando os espaços mais convidativos para as pessoas;
  • Redução de Estresse: as formas arredondadas podem reduzir a sensação de confinamento e promover a calma, ajudando a reduzir o estresse;
  • Integração com Elementos Naturais: a presença de formas arredondadas nos edifícios pode se integrar facilmente com elementos naturais, como jardins e paisagens, reforçando ainda mais a conexão com a natureza.

Assim, as formas orgânicas e arredondadas na arquitetura desempenham um papel fundamental na criação de espaços que se alinham com o design biofílico.

Elas oferecem vantagens estéticas, emocionais e funcionais que podem melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas que habitam ou frequentam esses espaços.

Ao incorporar esses elementos em projetos arquitetônicos, podemos criar ambientes mais saudáveis, agradáveis e conectados com a natureza.

E se a ideia ainda for desenvolver e executar um projeto assim em pequenos espaços? É o que acontece com as Ecotinyhouses da Ecotelhado!

As formas orgânicas, arredondadas e as ecotinyhouses

(Imagem: Figura 3/Sede Ecotelhado)

As tiny houses são casas compactas, modernas e práticas dotadas de uma arquitetura que busca aproveitar ao máximo o mínimo espaço possível.

Feitas de materiais leves, as tiny houses têm custos acessíveis, geralmente medem entre 15 e 35 m² e podem ser utilizadas como casas principais ou como espaços de lazer temporários (depende do estilo de vida do morador ou daquilo que busca um hóspede ou locatário).

As tiny houses, também chamadas de mini casas, normalmente têm poucas peças, todas integradas, como um quarto, banheiro, sala de estar e cozinha, além de espaços para armazenamentos em geral, e sua disposição varia conforme a prioridade no aproveitamento desses espaços e do estilo do projeto.

Projetos dotados de design biofílico, por trazerem elementos ecológicos para os seus ambientes, promovendo uma inclusão de sistemas e processos naturais em edifícios e paisagens construídas, reforçam essa conexão com a natureza e sua sustentabilidade se mostrará mais clara e eficiente se adotadas técnicas e tecnologias de infraestrutura verde.

Isso é encontrado nas Ecotinyhouses®, as Tiny Houses desenvolvidas com o Sistema Construtivo Ecotelhado.

Elas integram uma variedade de sistemas e produtos biofílicos, como Telhado Verde, Jardim Vertical, Muro Vegetado, Ecopavimento e Muro Flex, podendo também contemplar Lagos ou Piscinas Naturais e o sistema de Ecoesgoto.

O sistema das Ecotinyhouses® é destinado a todos aqueles que querem construir ou reformar utilizando sistemas biofílicos.

Destina-se, principalmente, aos profissionais das áreas de arquitetura e construção que buscam desenvolver projetos inovadores, sustentáveis e ecológicos com baixos custos de construção e manutenção, visando a redução dos impactos ambientais e proporcionando melhor qualidade de vida às pessoas.

Dentre as vantagens das Ecotinyhouses® estão os baixos custos de construção e manutenção, o baixo impacto ambiental e a adoção de um estilo de vida mais sustentável e minimalista.

Portanto, todas as vantagens que se buscam com projetos compactos que priorizem formas arredondadas e curvas relacionados com design biofílico serão alcançadas com muito mais eficiência em construções que aproveitem tecnologias de infraestrutura verde para esse fim, como nas Ecotinyhouses®.

Sabia que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!