Lago coberto por muitas folhas verdes de nenúfares, algumas flores brancas de lótus emergindo entre elas, e vegetação alta crescendo ao fundo, como ilhas flutuantes

Ilhas flutuantes para tratamento de água: saiba tudo sobre

Publicado

Inspiradas na natureza, as ilhas flutuantes para tratamento de água têm se mostrado uma solução sustentável, inteligente e eficaz no combate à poluição hídrica.

Também conhecidas como ecobarreiras, as ilhas flutuantes podem ser adaptadas para diferentes objetivos.

Por exemplo, na Europa, o Projeto LiveLagoons instalou as ecobarreiras em países como Lituânia, Polônia e Alemanha. 

Lá, cada ilha tem cerca de 26 m² e foi projetada para remover o excesso de nutrientes das águas, como fósforo e nitrogênio, ajudando a combater a eutrofização de lagos e lagoas.

No Brasil, a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, recebeu duas ilhas flutuantes. Essa iniciativa faz parte de um projeto de restauração ecológica urbana.

O projeto tinha como objetivo atrair aves nativas e criar micro-hábitats no meio da cidade. Nesse caso, as ilhas foram cobertas com vegetação nativa e funcionam como abrigo, área de alimentação e nidificação para aves.

Além disso, elas também atuam como filtros vivos, capazes de remover nutrientes e sedimentos de córregos, lagos e lagoas urbanas, sendo altamente eficazes no tratamento de água.

Como funcionam as ilhas flutuantes para tratamento de água? 

As ilhas flutuantes para tratamento de água funcionam como sistemas naturais de purificação aquática.

Elas são compostas por plataformas que flutuam sobre a região onde são instaladas, que podem ser lagos, lagoas ou canais urbanos.

Nessas plataformas, cultivam-se plantas de alto poder filtrante. As raízes dessas plantas estendem-se abaixo da superfície da água, absorvendo poluentes como fósforo, nitrogênio e metais pesados. Esse processo é conhecido como fitorremediação.

Ao redor das raízes, começa a se formar uma comunidade de microrganismos que, por sua vez, contribuem com a biofiltração, ajudando a:

  • decompor matérias orgânicas presentes na água,
  • reduzir a turbidez, maus odores e excesso de nutrientes,
  • melhorar toda a qualidade da água. 

Um estudo realizado por alunos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/Canoas) mostrou que o uso de ilhas flutuantes para tratamento de água conseguiu remover cerca de 25% de fósforo total em apenas 60 dias de análise.

Saiba mais sobre: Ilhas flutuantes para tratamento de água da Ecotelhado.

Os benefícios ambientais das ilhas flutuantes para tratamento de água

Quando o assunto são tecnologias ambientais sustentáveis, as ilhas flutuantes para tratamento de água se destacam pelos diversos benefícios ecológicos que proporcionam.

Primeiro, elas reduzem a quantidade de nutrientes em excesso, como nitrogênio e ferro, evitando o crescimento exagerado de algas e contribuindo significativamente para o tratamento natural da água e melhoria da sua qualidade.

As plantas filtrantes são cruciais para o equilíbrio ecológico, pois eliminam metais pesados e substâncias tóxicas. Adicionalmente, beneficiam a vida aquática ao regular a temperatura da água e elevar os níveis de oxigênio dissolvido.

Além disso, as estruturas vegetadas das ecobarreiras servem como abrigo para peixes, anfíbios, insetos e aves, estimulando a biodiversidade local. 

Por utilizarem processos naturais como a fitorremediação e a biofiltração, as ilhas flutuantes são soluções sustentáveis e de baixo custo para lagos, lagoas e córregos urbanos. Elas demandam pouca manutenção e têm um alto impacto na recuperação de áreas degradadas.

Onde usar e como manter as ilhas flutuantes? 

Como já dissemos, as ilhas flutuantes são facilmente adaptáveis e podem ser utilizadas em projetos diversos com diferentes objetivos.

Elas podem, por exemplo, serem usadas em:

  • lagos urbanos e espelhos d’água visando melhorar a qualidade hídrica, reduzir odores e deixar o local mais agradável visualmente,
  • áreas contaminadas, na recuperação de canais poluídos por esgoto ou resíduos industriais, como rios e arroios urbanos,
  • projetos paisagísticos, agregando valor estético e funcional a diferentes locais.

A Ecotelhado é uma empresa líder no Brasil no uso de ilhas flutuantes. Seus projetos empregam tecnologia de fitorremediação para a purificação natural da água, sendo aplicados em lagos, espelhos d’água e parques urbanos.

E um dos diferenciais das soluções é a integração com o sistema Ecoesgoto, que trata e reutiliza águas residuais de forma natural.

Nossas aplicações têm baixa manutenção, bastando apenas realizar podas periódicas e monitoramento da estrutura.

Sem contar que os sistemas garantem alta durabilidade, com vida útil superior a 25 anos, mesmo em ambientes com variações extremas.

Quer implementar uma ilha flutuante e transformar a qualidade da água em sua área? Fale com a equipe da Ecotelhado e descubra o projeto ideal para você!