detalhes dos muros de contenção da ecotelhado

Muros de contenção: por que optar pelo Muro Flex?

Publicado

Vamos conversar sobre a importância e os benefícios dos muros de contenção?

Quando se trata de construção e engenharia civil, arquitetura e design biofílico, existe uma variedade de sistemas que permitem a potencialização do caráter sustentável e biofílico dos projetos.

Sistemas Construtivos, Telhados Verdes, Jardins Verticais, Ecopavimento e Pisos Elevados são os sistemas mais conhecidos entre o público no geral, mas quem trabalha nas áreas de arquitetura, construção e engenharia civil também sabe da importância do muro de contenção no desenvolvimento de projetos residenciais, industriais e urbanísticos.

Para saber mais sobre o que é e qual é a importância do muro de contenção, continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

O que são muros de contenção? 

Muros de contenção, também conhecidos como muro de arrimo, são muros ecologicamente corretos, com alta tecnologia de infraestrutura verde. 

O principal objetivo deste tipo de muro é evitar a erosão e o desmoronamento de construções, além de garantir o nivelamento do terreno para sustentar a estrutura do imóvel.

Também são utilizados para construir desde pequenas contenções em riachos ou lagos biológicos, até como base para estradas enormes, proporcionando estabilidade permanente.

Os muros de contenção são altamente indicados para quem possui terrenos em declive ou aclive, mas também podem ser utilizados de diversas outras formas em terrenos planos.

Por que optar pelo Muro Flex da Ecotelhado?

O muro de contenção da Ecotelhado, chamado de Muro Flex, é um sistema simples e altamente eficaz. Por ser permeável e flexível, aceitando diversos formatos, o Muro Flex é a solução ideal para prevenir problemas estruturais, sendo uma real solução de engenharia eco-eficiente.

Construído com apenas dois componentes, o Muro Flex é instalado na metade do tempo que levaria para construir um muro tradicional, com paredes de blocos de concreto ou pedras – e ainda permite o cultivo de vegetações, proporcionando características únicas de paisagismo.

Além disso, o custo de instalação do Muro Flex é cerca de 50% menor que o custo dos muros de concreto.

A instalação do Muro Flex requer escavação mínima, dispensando o uso de equipamentos como guindastes, formas, sapatas ou vergalhões. As unidades do sistema são bastante flexíveis e altamente ajustáveis, podendo ser instaladas em volta de árvores, nas encostas de rios, açudes e riachos. 

O Muro Flex é um muro drenante, apresentando alta tolerância às águas que correm de locais inclinados. A água que passa pelo Muro Flex alimenta e irriga a vegetação contida no sistema. 

Dependendo do método de plantação, a vegetação é inserida dentro da estrutura do muro ou após sua instalação. Após o crescimento da vegetação, o muro, além de proporcionar diferenciais ecológicos e sustentáveis ao projeto, ainda garante uma estética bastante agradável, natural e biofílica.

O sistema Muro Flex conta com materiais de construção exclusivos e muito versáteis, garantindo as qualidades de materiais duros. O muro resiste a eventos climáticos que podem arruinar outros sistemas, ficando mais forte e mais verde com o passar do tempo.

Além de poder ser instalado em volta de árvores, em locais com declives ou aclives, nas encostas de rios, açudes e riachos, o Muro Flex também é muito indicado para:

  • Construção de estradas;
  • Controle da erosão das marés em estuários;
  • Construção de paredes de retenção;
  • Remediação de áreas industriais;
  • Mitigação de águas pluviais em áreas comerciais.
terreno com plantas, árvores e muros de contenção
O Muro Flex da Ecotelhado é resistente às intempéries e amigo da natureza.

Ecotelhado é referência em sistemas para arquitetura sustentável

Agora que você sabe o que é, quais são os benefícios e como o Muro Flex pode ser utilizado, que tal incluir esse sistema no seu projeto?

Acesse o link a seguir e saiba como trabalhar em projetos de casas sustentáveis.

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável.

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento e saber mais sobre os muros de contenção!