Você sabe o que é a polinização?
A polinização é essencial para mantermos o equilíbrio de nosso ecossistema, pois é muito importante manter a biodiversidade vigente para que o trabalho de sustentabilidade e meio ambiente continue sendo feito.
A polinização é produzida pelos animais através de um serviço ecossistêmico.
Para entender melhor sobre o que é a polinização e as soluções para sua própria preservação, continue lendo este conteúdo. Confira!
O que é a polinização?
Para saber o que é a polinização, basta entender que não passa de um processo de reprodução de algumas plantas com flores.
Isso pode ocorrer de duas maneiras: por meio do vento ou de agentes polinizadores, como abelhas e pássaros.
O pólen de flores é transferido da parte masculina para a parte feminina ou receptiva, com o objetivo de realizar a polinização e a germinação deste pólen, resultando na fertilização dos ovos da flor.
De modo mais simples, a polinização nada mais é do que uma reprodução sexuada onde existe uma transferência do grão de pólen de uma flor para outra da mesma espécie, o que chamamos de polinização cruzada.
Como ocorre o processo de polinização?
Após saber o que é a polinização, é muito importante sabermos como funciona esse processo na prática.
Esse processo ocorre em duas fases. Veja abaixo quais são elas:
Polinização
A primeira etapa do processo é a feita por meio de um agente polinizador, quando o pólen passa de uma flor para outra flor.
Podem existir casos onde algumas plantas fazem um processo de auto-polinização, pois não necessitam de um agente polinizador.
Fecundação
A outra etapa do processo é a fecundação. Esse processo ocorre quando o pólen passa para o ovário, resultando na fertilização da flor.
Qual a importância da polinização no planeta?
Já sabendo sobre o que é a polinização, deve se perguntar o que ela tem a ver com a sustentabilidade do nosso planeta.
Quanto a isso, a polinização é ainda mais importante, pois a proteção dos polinizadores e do serviço de polinização é, de modo geral, reconhecida como medida necessária.
Tudo isso, para conseguir um tipo de segurança alimentar, com o objetivo de manter a vida no planeta.
A polinização contribui – muito – a combater as mudanças climáticas, que ocorrem por meio da polinização das plantas terrestres.
Afinal, uma das principais estratégias nesse combate está relacionada à proteção e recuperação da vegetação, dado o seu importante papel na fixação de estoques de carbono e na regulação climática.
Essa proteção acontece nos locais rurais, por exemplo, por meio do combate ao desmatamento e às queimadas, pelo estabelecimento de Reservas legais (RL) e Áreas de Proteção Permanentes (APP).
Já nas cidades, é recomendado que seja criada e desenvolvida uma estrutura verde, como parques urbanos, canteiros urbanos com plantas alimentícias e medicinais, telhados verdes, áreas de proteção ambiental, quintais produtivos e hortas urbanas.
Os polinizadores são muito importantes para a manutenção dessa infraestrutura verde, pois deve ser bem planejado, em prol da mudança de concepção de uma cidade mais produtiva, através de modelos de desenvolvimento sustentável que atendam às aspirações das comunidades atuais e futuras.
Tudo isso ajuda que a polinização ocorra de maneira segura, sem riscos ao meio ambiente e à população.
Agora que você já sabe o que é polinização, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog.
A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável.
Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.
Entre em contato para fazer o seu orçamento!