A arquitetura verde agrega valor ao imóvel e reduz o impacto da ação humana no meio ambiente.
Há alguns anos os mais diversos canais de comunicação e ambientalistas alertam que estamos consumindo mais recursos do que a mãe natureza consegue repor.
Segundo o G1, em agosto de 2022, por exemplo, o Brasil já havia atingido o limite de consumo de recursos naturais, ou seja, faltando ainda quatro meses (120 dias) para terminar o ano já havíamos consumido tudo aquilo que a natureza leva 365 para produzir.
Nesse cenário, que não é apenas brasileiro e sim mundial, a sustentabilidade vem ganhando cada vez mais notoriedade e valor no setor de arquitetura e construção.
A arquitetura verde é um conceito moderno que tem sido implementado em diversos projetos e considera a sustentabilidade em todos os processos da obra, desde o emprego dos materiais utilizados, uso dos recursos naturais no canteiro e a funcionalidade do imóvel acabado.
Continue a leitura e saiba o que é arquitetura verde e como aplicá-la em projetos residenciais e comerciais, urbanos e rurais.
Conheça mais sobre o conceito de arquitetura verde
Arquitetura verde é um direcionamento dado a projetos arquitetônicos e de design biofílico em casas, edifícios e outras construções.
Conhecida também como arquitetura sustentável, o conceito tem como objetivos:
- A economia dos recursos naturais;
- A redução de impactos negativos ao meio ambiente;
- A criação de espaços onde as pessoas possam estar conectadas à natureza no dia a dia.
Além disso, a arquitetura verde é capaz de proporcionar um impacto ambiental positivo nas construções, contribuindo efetivamente na preservação do meio ambiente.
Confira os benefícios da arquitetura verde
Segundo publicação de julho de 2022 da Revista Exame, o Brasil está entre os países com mais obras sustentáveis do mundo, ficamos atrás somente da China, Emirados Árabes e Estados Unidos.
Como já falamos, a arquitetura verde considera a sustentabilidade em todos os processos da obra. Isso gera os seguintes benefícios.
Melhora a qualidade do ar
A arquitetura verde utiliza soluções que visam melhorar a qualidade do ar, seja nos processos de construção, utilizando-se de materiais menos poluentes, ou adotando alternativas, que embelezam e ajudam a diminuir a poluição atmosférica.
Entre as alternativas para melhorar a qualidade do ar, a arquitetura verde se utiliza, por exemplo, de maquinários que são movidos a biodiesel em substituição a máquinas poluentes e a utilização de materiais recicláveis.
Uma solução muito eficiente usada na arquitetura verde que auxilia de forma efetiva na qualidade do ar e na beleza do espaço é o telhado verde e o jardim vertical.
Reduz o consumo de recursos naturais
Como já falamos, a arquitetura verde considera todos os processos que envolvem uma obra, do seu início até a sua funcionalidade após estar pronta, seja uma casa, uma vila, um edifício comercial ou residencial, entre outras construções.
Uma das preocupações é a utilização dos recursos naturais.
Em todos os processos da construção se adota práticas sustentáveis para reduzir o consumo da água e da energia elétrica, seja no canteiro da obra e também no dia a dia da residência ou prédio.
Por exemplo, o uso de aparelhos de ar-condicionados podem ser substituídos ou reduzidos com projetos que ofereçam a ventilação natural e cruzada.
O mesmo acontece com a exploração da entrada da luz solar o máximo possível nos ambientes, bem como reaproveitamento de água de chuva, uso de placas solares, etc.
Auxilia na preservação da biodiversidade
A arquitetura verde também auxilia na preservação da biodiversidade e destacamos o papel do telhado verde, do jardim vertical e do lago artificial para ajudar na manutenção de diferentes espécies.
Uma publicação no Ciclo Vivo, um site especializado em artigos sobre sustentabilidade, mostra que cientistas americanos descobriram que os telhados verdes, ou ecotelhados, abrigam espécies diferentes das que costumam frequentar os localizados ao nível da rua.
Da mesma forma que jardins verticais e lagos artificiais são fontes para atrair os mais diferentes tipos de insetos, aves e outras espécies, contribuindo para a biodiversidade em meio a urbanidade das grandes cidades.
Aumenta a valorização do imóvel
Outro benefício da arquitetura verde é que imóveis sustentáveis tendem a ser mais valorizados no mercado imobiliário.
Por apresentarem maior eficiência energética e oferecem mais conforto e economia, bem como mais qualidade de vida, um imóvel autossuficiente traz vantagens para o morador, para quem trabalha nele e também para o investidor.
Dicas para implementar o conceito de arquitetura sustentável em seu projeto
O primeiro passo para implementar a arquitetura sustentável em seu projeto é procurar se inteirar das legislações relacionadas à sustentabilidade em sua região.
Feito isso, procure adequar o seu projeto para cumprir todas a legislação vigente.
Informe-se sobre as tecnologias que melhor se encaixam nos objetivos do seu projeto! É graças a ela que os projetos sustentáveis continuam se desenvolvendo e crescendo no mercado verde.
Tenha sempre em mente os seus planos para reutilização e descarte dos materiais de obra que sobrarem ao fim de sua construção.
Materiais como cimento, pedra e madeira são alguns exemplos que podem ser reutilizados em novos projetos ou até mesmo em detalhes do que está sendo finalizado.
Não esqueça de entrar em contato com a prefeitura local para entender melhor sobre as legislações ligadas ao descarte de materiais de obra na cidade da construção.
Procure sempre priorizar a preservação do meio ambiente que cerca o projeto, considerando que os recursos naturais estão cada dia mais escassos no mundo todo.
Reservatórios de água de chuva ou amortização, telhados verdes e placas para a geração de energia solar são alguns exemplos que podem ser incorporados aos projetos com a intenção de agredir o mínimo possível o meio ambiente e ainda o tornar mais saudável.
Além de todas as dicas acima, é importante sempre lembrar do seu papel em levar informações e uma educação ambiental sobre sustentabilidade para todos aqueles envolvidos no projeto.
Neste vídeo, você confere algumas dicas sobre as particularidades de cada projeto para implementar a arquitetura verde. Dê play e confira.
Na hora de elaborar o seu projeto, não esqueça que na Ecotelhado você encontra diversas soluções em sistemas de arquitetura verde, jardim vertical e telhado verde!