uma mão carregando uma planta para simbolizar greentech

O que é GreenTech? Saiba mais sobre esse conceito

Publicado

Você já ouviu falar em GreenTech? Esse é o nome dado a tecnologia de iniciativa verde, que procura ser uma solução aos problemas que envolvem o meio ambiente.

Para isso, ela age em diversas áreas como economia de água, biocombustíveis, reciclagem de lixo, tratamento de resíduos, redução da poluição, entre outros. 

Também chamada de tecnologia ambiental, tecnologia verde ou tecnologia sustentável, é basicamente a aplicabilidade das ciências amigas da natureza para a proteção e conservação do ambiente, biodiversidade ou espaço natural.

Saiba mais sobre a GreenTech e entenda a importância desse tipo de solução lendo o artigo completo!

O que é GreenTech?

GreenTech é um termo usado ao referir-se às empresas de tecnologia atuantes e focadas na sustentabilidade, preservação de recursos naturais, desenvolvimento sustentável e outros assuntos conectados à recuperação e conservação ambiental. 

Por mais que a também chamada tecnologia verde seja algo recente, é um assunto cada vez mais em pauta, uma vez que temas como os impactos e mudanças do clima e a extinção de recursos naturais são cada vez mais recorrentes nos dias de hoje.

Com o avanço tecnológico e inovações em todos os setores, essa tecnologia chamou a atenção de empresários, resultando na criação de negócios com o objetivo de contribuir com o tema que é comum a todos. 

Não é em vão que algumas empresas estão cada vez mais ligadas a este tema. Uma pesquisa feita pelo Unior + Webster apontou que 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis quando há essa possibilidade. 

Ou seja, a GreenTech ajuda a contribuir para que, cada vez mais, os negócios tornem-se sustentáveis e aliados do movimento sustentável, que busca um desenvolvimento ecologicamente responsável.

GreenTech x GovTech x FinTech: quais as diferenças?

As novidades do mercado fazem com que surjam novos termos para nomear diferentes tipos de empresas, tecnologias e soluções. Por isso, novos conceitos estão sempre surgindo no meio corporativo.

No caso dos modelos que utilizam as tecnologias para atender seus propósitos, popularizaram-se conceitos como a GreenTech, mas também a GovTech e a FinTech, que possuem nomes parecidos, mas significados bastante diferentes.

Para entender melhor o que cada um significa e não confundir os termos, confira o que são estes dois últimos conceitos: 

GovTech

Como o nome indica, as GovTechs são empresas voltadas a atender as governanças e fazem isso com o objetivo de tornar a gestão pública mais eficiente, aplicando soluções tecnológicas a essa área.

Para isso, enfrentam o desafio de trabalhar em conjunto com a legislação vigente, promovendo mais bem-estar para a população em geral, mas tentando diminuir as burocracias envolvidas nessa tarefa.

Dessa forma, a partir das tecnologias disponíveis no mercado, buscam desenvolver soluções para um desenvolvimento social mais rápido e eficaz, sempre de forma transparente e voltada para o bem-estar social.  

FinTech

As FinTechs, por outro lado, aplicam a tecnologia ao campo financeiro, com o objetivo de desenvolver soluções mais simples e ágeis para seus clientes, o que as distingue dos bancos e instituições financeiras tradicionais.

Para cumprir essa missão sem colocar em risco a segurança dos consumidores, já que estão lidando com as suas finanças, as empresas dessa natureza seguem regulamentações rígidas, para que as tecnologias sejam aplicadas com a segurança necessária.

As principais características de uma GreenTech

Para uma empresa ser considerada GreenTech, é preciso que tenha em suas diretrizes de negócios o cuidado com o meio ambiente, seja por meio de reparos aos danos já causados ou então através da preservação e conservação dos bens naturais que já existem. 

Quando falamos em tecnologia, aqui estão algumas características que se destacam:

  • Reciclar resíduos;
  • Purificar água;
  • Redução de CO₂;
  • Criar energia limpa;
  • Conservar recursos naturais;
  • Proteger o meio ambiente;
  • Reparar danos anteriores causados ao meio ambiente;
  • Uso de tecnologia e ciência para criar produtos ecologicamente corretos.

Como já sabemos, esse tipo de tecnologia vem se tornando cada vez mais popular, mas, na era industrial, já existiam práticas comerciais com menos impacto ao meio ambiente, produzindo menos fuligem ou resíduos de subprodutos

No entanto, a Tecnologia Verde passou a ser reconhecida como um setor de negócios apenas no início dos anos 2000.

Como vimos, grande parte dos consumidores demonstra preferência por empresas comprometidas com causas ambientais, que se comprometem com um desenvolvimento mais sustentável.

Por isso, companhias e negócios precisam ter consciência de suas práticas, citando sua cadeia de produção, pois é importante saber ter uma relação justa com fornecedores até a extração responsável de recursos naturais e o cuidado no descarte dos resíduos gerados no processo. 

Confira as profissões que são destaques nas GreenTechs

Nesse cenário, algumas profissões começam a ganhar mais destaque, pois se tornam ainda mais importantes para o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias que permitam alcançar processos mais sustentáveis. Confira algumas dessas profissões:

Engenheiros de carros elétricos

Os carros elétricos são uma alternativa mais sustentável e ecológica, pois não geram as emissões de carbono dos automóveis convencionais.

No entanto, seu custo de produção ainda é bastante elevado, o que faz com que se tornem mais caros no mercado e, consequentemente, menos comuns entre a população.

Assim, cresce a demanda por engenheiros especializados nesses veículos, que sejam capazes de desenvolver soluções mais baratas e elevar a escala de produção desse tipo de automóvel.

Designer de produto

Os designers de produto também são profissionais que se destacam no cenário da GreenTech. Afinal, torna-se cada vez mais necessário elaborar produtos a partir de materiais e processos mais sustentáveis, exigindo que muitas marcas repensem seus itens.

Dessa forma, o designer deve estar atento aos materiais mais seguros para o meio ambiente, procurando opções de origem mais ecológica, com o objetivo de reduzir os impactos negativos gerados sobre a natureza.

Técnicos em reciclagem

Repensar a forma como lidamos com os resíduos gerados no meio empresarial também é uma necessidade urgente.

Assim, encontrar soluções tecnológicas para otimizar o reaproveitamento dos resíduos, transformando-os em nova matéria-prima ou até mesmo em energia, é um passo fundamental para um desenvolvimento mais sustentável.

Profissionais como os técnicos em reciclagem são essenciais nessa tarefa, principalmente para que possamos chegar a procedimentos com eficácia e viabilidade cada vez maiores, para uma aplicação mais abrangente do processo.

Agora que você já sabe tudo sobre o mundo das GreenTechs, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog.

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!