Você já pensou sobre como o urbanismo sustentável pode transformar a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo?
Se você não é familiarizado com o termo, vamos explicar.
Siga a leitura do texto para saber mais sobre como esse conceito funciona na prática!
O que é urbanismo sustentável?
Urbanismo é o estudo de como os habitantes de áreas urbanas interagem com os espaços. Esse estudo é fundamental para que as pessoas possam viver e transitar nas cidades com segurança e qualidade de vida.
O urbanismo sustentável, por sua vez, une os conceitos e as práticas de sustentabilidade aos projetos de urbanismo. A sustentabilidade é um termo que vem sendo debatido no mundo inteiro há anos – e a tendência é que essa pauta cresça cada vez mais.
A sustentabilidade não se resume apenas às práticas ecológicas, como reciclagem e reaproveitamento, como pensam muitas pessoas. Sustentabilidade é um termo que pode ser aplicado em diversas áreas e setores. Por exemplo: se uma empresa não tem retorno sobre os seus investimentos, ela não se sustenta, portanto não é sustentável.
Da mesma forma, se as cidades não forem planejadas de forma que possam manter os habitantes seguros e com qualidade de vida, elas se tornam insustentáveis.
Com o crescimento das populações nas grandes cidades, fica cada vez mais necessário pensar na sustentabilidade dessas cidades. Portanto, o conceito do urbanismo sustentável se torna cada vez mais necessário de ser debatido.
Como aplicar esse conceito nas cidades?
O urbanismo sustentável busca promover segurança, bem-estar e qualidade de vida aos habitantes das cidades, incentivando o convívio e as relações interpessoais em espaços públicos e privados. Além disso, um dos principais objetivos seria provocar o menor impacto ambiental possível.
A criação de moradias e espaços públicos para convívio social, fundamentais para o desenvolvimento das cidades, devem ser criadas, portanto, de forma que os impactos ambientais sejam minimizados e a cidade possa crescer e se sustentar sem provocar maiores danos.
A aplicação do urbanismo sustentável na prática pode acontecer de diversas formas. Por exemplo:
- Reaproveitar espaços abandonados e diversificar suas formas de utilização;
- Garantir a segurança nas ruas e na cidade como um todo;
- Promover experiências e atividades culturais acessíveis para a população;
- Valorizar o transporte público;
- Incentivar a economia e a identidade local;
- Expandir as áreas verdes como parques e telhados verdes nas construções.
Para isso, é preciso adequar as construções às pessoas – e não ao contrário.
Uma das principais formas de valorizar os espaços públicos e privados nas cidades, tornando-os receptivos à população, é incluir as estratégias do Design Biofílico nos projetos e nas construções.
Entre em contato conosco para saber como o Design Biofílico pode transformar as cidades e entender como as nossas soluções podem contribuir com o seu projeto de arquitetura!
A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável.
Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Piscinas e Lagos Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.
Gostou deste conteúdo? Leia artigos relacionados em nosso blog!