Percebemos o que é paisagismo quando nos deparamos com os mais incríveis cenários projetados para oferecer um espaço verde funcional e esteticamente organizado.
Um projeto paisagístico cumpre a função de aproximar o ser humano da natureza e pode estar presente nas ruas, praças e parques, bem como em espaços residenciais, industriais e comerciais.
Também tem o papel de:
- Agregar valor à arquitetura local;
- Oferecer beleza aos espaços;
- Criar espaços harmônicos de vivências;
- Garantir a segurança das pessoas.
Para cumprir a sua função e atingir os objetivos o projeto precisa considerar inúmeros fatores.
Afinal, não há dúvidas de que a natureza oferece uma infinidade de plantas, que cada tipo de solo apresenta suas características e cada área tem uma necessidade a ser suprida.
Vamos entender melhor o que é paisagismo e como ele impacta nos ambientes públicos e privados e beneficia as pessoas?
O que é paisagismo e quais são seus objetivos?
Para você entender o que é paisagismo, explicaremos que ainda é comum que os espaços livres de áreas públicas e privadas não recebam uma utilidade funcional quando poderiam ser usados para o convívio e permanência das pessoas.
Quando falamos em espaços livres, estamos nos referindo a qualquer ambiente que não esteja entre paredes e tetos, e eles são bem comuns e na maioria das vezes sem utilidade nas vias públicas, praças, parques, residências, shoppings, edifícios residenciais e comerciais.
Especialmente falando de lugares públicos, muitos desses espaços acabam sofrendo ações danosas do homem, como recebimento de resíduos, por exemplo, resultando em poluição visual e ambiental e risco à saúde das pessoas.
Por menor que esses espaços sejam, podem receber um projeto paisagístico e ganhar um valor funcional e estético, agregando valor à paisagem e beneficiando as pessoas.
Assim, podemos definir o paisagismo como uma técnica voltada para a criação de áreas que podem recuperar determinado espaço ou ecossistema que foi destruído pela desordenada ação humana, ou que não tem função no projeto arquitetônico.
Também podemos defini-lo como a habilidade de projetar e planejar espaços abertos capazes de criar conexões entre o homem e a natureza. Além de trazer beleza ao ambiente, cria espaços para vivências e traz diversos outros benefícios.
Para que isso seja possível, o paisagista planeja esses espaços criando ambientes belos e funcionais com o uso da natureza, além de expressar o estilo arquitetônico do projeto e atender as necessidades dos moradores ou das pessoas que transitam no local.
Paisagismo e jardinagem são a mesma coisa?
Muitas vezes o paisagismo é confundido com a jardinagem.
No entanto, enquanto o paisagismo tem a função de planejar espaços verdes, a jardinagem é a responsável por executar aquilo que está no projeto.
No entanto, apesar de serem áreas distintas, paisagismo e jardinagem precisam estar alinhadas para um resultado satisfatório.
Principais objetivos do paisagismo
Compreendendo o que é paisagismo fica mais fácil entender que um dos principais objetivos dessa técnica é a recuperação de áreas deterioradas por meio da combinação de plantas de diferentes cores e formatos.
Também objetiva dar uma funcionalidade ao local, afinal, o trabalho visa buscar um ambiente harmonioso e muito mais prazeroso para o convívio das pessoas.
Como o paisagismo pode ser aplicado em projetos de arquitetura?
Atualmente contamos com diferentes tipos de paisagismo e cada um dos projetos cumpre funções específicas.
Existe, por exemplo, o paisagismo rural, voltado para o campo, e o urbano, que tem como objetivo criar espaços de convívio por meio da integração da natureza com a arquitetura e paisagens das cidades.
Dentro do paisagismo urbano, temos à disposição diferentes ideias que podem ser aplicadas em projetos de arquitetura, residenciais ou empresariais, e entre eles destacamos as paredes e os telhados verdes.
Parede verde
Exemplo de telhado verde no Colégio Farroupilha em Porto Alegre. Foto: Ecotelhado
A parede verde (ou jardim vertical/ecoparede) é a denominação do revestimento de fachadas exteriores ou paredes interiores que integram a natureza à arquitetura de uma construção.
O objetivo deste revestimento é conferir um aspecto biofílico ao prédio, tornando-o mais agradável.
Telhado Verde
O telhado verde (ou ecotelhados) representa uma evolução dos telhados verdes convencionais, pois integram todas as vantagens de um jardim suspenso.
Entre os muitos benefícios do ecotelhado, destacamos:
- captação de água da chuva
- captação de energia solar,
- tratamento de efluente (esgoto sanitário),
- isolamento térmico.
Nas edificações horizontais ou mesmo nas verticais, por exemplo, o isolamento térmico proporcionado pelo telhado verde gera economia de energia, sendo capaz de reduzir em até 10 °C a temperatura interna do ambiente.
Quando a água da chuva é reutilizada ou o próprio efluente tratado da edificação, o ecotelhado não precisa ser irrigado com água potável.
Nesse vídeo você confere mais de perto como aplicar a Arquitetura Bioclimática e Paisagismo Produtivo para agregar valor ao seu projeto e ao cenário. Dê play e assista.
Os benefícios do paisagismo para o tratamento de doenças
Tão importante quanto saber o que é paisagismo é também conhecer os benefícios que os mais variados tipos de projetos oferecem às pessoas que irão usufruir dos espaços criados.
Cientificamente já foi comprovado o poder das plantas na saúde física e mental das pessoas, em especial para quem tem maior contato com a natureza, usufruindo de jardins e vegetação à sua volta.
São vários os estudos e pesquisas que apontam os benefícios de espaços verdes em áreas urbanas, que impactam até mesmo na saúde dos seres humanos.
Entre eles destacamos:
Fortalece o sistema imunológico
Um estudo realizado na Universidade de Illinois e publicado no portal Frontiers confirma que a natureza atua como uma grande geradora de agentes químicos e biológicos que ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico.
Logo, sabendo o que é paisagismo compreendemos que além da função estética e organizada que oferece uma paisagem natural e bela, enquanto desfrutamos do espaço também estamos beneficiando o corpo.
Reduz a ansiedade e o estresse
Outro benefício do paisagismo é ajudar no controle da ansiedade e na redução do estresse do dia a dia.
Um estudo realizado na Universidade de Minnesota mostra que pacientes cardíacos reduziram seus picos de ansiedade ao verem cenas envolvendo a natureza e ao escutarem barulhos das águas, ouvirem pássaros, entre outras experiências.
Pesquisa realizada na Universidade de Chiba, no Japão, também concluiu que passear por áreas verdes ajuda a reduzir o cortisol, o hormônio do estresse e a pressão arterial.
Melhora o humor e a sensação de bem-estar
Ao descobrirmos o que é paisagismo descortinamos uma infinidade de benefícios para os olhos que apreciam a beleza do espaço e para a saúde física e mental.
Estar em meio a natureza ajuda a melhorar o humor e promove sensação de bem-estar e equilíbrio.
Um artigo publicado na BBC traz um estudo recente realizado no Reino Unido que mostra que as pessoas que curtem a natureza pelo menos duas horas semanalmente são mais propensas a apresentar melhor humor e mais bem-estar psicológico.
Estimula a criatividade
Um ambiente envolto de verde tende a trazer mais alegria a quem usufrui do espaço.
O conjunto de cores naturais e a harmonia e organização de um espaço que recebeu um projeto paisagístico estimula o aspecto visual e sensorial e contribui para despertar a criatividade.
Fortalece a saúde mental
Um ambiente funcional com vegetação, árvores e flores esteticamente organizadas contribuem de forma efetiva para nos proporcionar calma e bem-estar físico e psicológico, fortalecendo a saúde mental.
Logo, o paisagismo é um grande aliado da saúde mental e da qualidade de vida, em especial nos grandes centros, onde o cinza urbano nos afasta da natureza.
Então, gostou de saber mais sobre o que é paisagismo? Comente!
E na hora de realizar o seu projeto conte com Sistemas de Arquitetura Verde, Design Biofílico e Construção Sustentável da Ecotelhado.