steel frame e wood frame para simbolizar o que é steel frame

O que é steel frame e qual a diferença para wood frame 

Publicado

Você sabe o que é steel frame?

Quando você se pergunta do que uma casa é feita, o que lhe vem à cabeça? Barro, madeira, alvenaria, aço, plástico, gesso? O imaginário é vasto, sem dúvida, mas a verdade é que a maioria tem um pouco de cada em sua estrutura.

Há, porém, dois sistemas construtivos que vêm sendo cada vez mais utilizados por construtores e demandados por consumidores: estamos falando do steel frame e wood frame.

Quer saber mais sobre o que são esses sistemas e quais as suas diferenças e vantagens? Então leia o conteúdo abaixo! Confira!

O que é steel frame?

Steel Frame é um sistema construtivo que busca diminuir custos e dar mais agilidade e qualidade na execução de obras. 

Envolve a utilização de estruturas feitas de perfis formados por chapas de aço e seções soldadas, que são montados no local da obra.

O espaço entre essas estruturas é preenchido por placas que podem ser de cimento, madeira, alumínio composto ou até drywall.

Vantagens do steel frame

Economia

O steel frame possui custo de aquisição menor, pois a montagem é mais rápida, e o transporte e armazenamento dos materiais são mais práticos.

Resistência

O aço é resistente aos agentes externos, como água, fogo, insetos, poeira e umidade, e possui maior durabilidade. 

Também suporta com mais eficiência cargas horizontais e verticais, pois o peso das estruturas em aço é menor do que o das estruturas em concreto.

Flexibilidade

O steel frame possui maior flexibilidade, pois permite a modificação da estrutura sem grandes dificuldades.

Sustentabilidade

O steel frame possui baixo consumo de energia, pois não requer altas temperaturas para a montagem, e também não exige grandes quantidades de materiais para sua execução.

O que é wood frame?

Wood frame é um sistema construtivo que faz uso de travessas e montantes em madeira revestidos por chapas também feitas de madeira. 

O processo é geralmente conhecido como montagem em seco, pois não usa argamassa para montar as estruturas.

Vantagens do wood frame

  • Maior produtividade na vedação vertical graças às chapas de OSB, maiores do que ripas maciças com encaixe macho-fêmea, valendo o mesmo para lajes secas com chapas;
  • Seu material é renovável e de baixo impacto ambiental em relação a construções envolvendo estruturas e revestimentos cimentícios. A madeira deve se submeter aos tratamentos necessários para sua proteção e conservação;
  • Construção seca e leve, que demanda equipamentos de menor porte para armazenamento de peças e transporte
  • Se acompanhados de sistemas de isolamento térmico e acústico adequados, confere um desempenho muito satisfatório ao usuário;
  • Diferentemente da construção convencional, o sistema não precisa permanecer instalado no local onde é montado.

Steel frame e wood frame com design biofílico

Seja fazendo uso de técnicas de steel frame ou de wood frame, uma grande sacada é aproveitá-las em projetos que também envolvam design biofílico e infraestrutura verde, como acontece com as Ecotinyhouses, tiny houses desenvolvidas com o Sistema Construtivo Casa Verde, da Ecotelhado.

Com estruturas de steel frame (aço galvanizado) ou wood frame (madeira), o Sistema Construtivo Casa Verde conta com módulos exclusivos da Ecotelhado, sendo uma solução prática e econômica para profissionais das áreas de arquitetura e construção desenvolverem projetos diferenciados, proporcionando melhor qualidade de vida às pessoas através de ambientes biofílicos, ecológicos e sustentáveis.

Além de oferecer esse sistema inovador para profissionais das áreas de arquitetura e construção, a Ecotelhado está empenhada em identificar áreas de terras, em todo Brasil, com potencial para criar condomínios biofílicos, criando parcerias para explorar as possibilidades de desenvolver espaços verdadeiramente sustentáveis.

Na Ecotelhado, você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável, inclusive para desenvolver seu projeto fazendo uso de técnicas de steel frame ou wood frame!

Agora que você já sabe o que é steel frame, aproveite para ler outros assuntos relacionados em nosso blog.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!