folha com gotas de chuva aguas cinzas

O que são águas cinzas e como podemos reaproveitá-las?

Publicado

Você sabe o que são águas cinzas e para o que servem?

Sabemos que a água é um dos elementos básicos do dia a dia das pessoas: usamos água para cozinhar, lavar, tomar banho, regar as plantas, entre outros afazeres. 

Também é um recurso indispensável para as indústrias, sendo um dos elementos básicos mais utilizados para o funcionamento de diversas atividades.

Mesmo a água existindo em abundância no planeta Terra, como a água das chuvas, a água dos oceanos, rios e lagos, por exemplo, nem toda água disponível é apta para consumo ou utilização em atividades diversas. 

Atualmente, a falta de água potável já é uma questão social e econômica no Brasil, fato que acarreta problemas em diversos níveis da sociedade. 

Por esse e outros motivos, o reaproveitamento da água da chuva tem se tornado fundamental para compensar a demasiada utilização desse recurso natural.

Nesse sentido, as águas cinzas são águas que já foram utilizadas mas podem ser reaproveitadas. 

Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura e confira o post completo que a Ecotelhado preparou para você!

O que podem ser consideradas águas cinzas? 

São as águas residuais de chuveiros, pias, banheiras, tanques, e máquinas de lavar roupas ou louças. 

Elas correspondem a uma grande porcentagem do esgoto residencial: de 50 a 80%.

A possibilidade de reaproveitar as águas cinzas, portanto, é muito valiosa para que a sociedade disponha de maior quantidade e melhor qualidade desse recurso que é tão indispensável na rotina de todos.

As águas cinzas, ou águas residuais de esgotos residenciais, podem ser reaproveitadas de diferentes formas, e essa prática traz diversos benefícios aos consumidores e à sociedade no geral, como por exemplo:

  • Economia na conta de água;
  • Redução da demanda de tratamento de esgoto;
  • Minimiza a poluição hídrica;
  • Auxilia na conservação dos recursos hídricos;
  • Promove o uso consciente de água.

Como reaproveitar águas cinzas? Conheça 3 soluções da Ecotelhado

Uma das formas mais econômicas de reaproveitar águas cinzas é coletando a água utilizada em banheiras (recolhendo a água com baldes), chuveiros (recolhendo a água enquanto o chuveiro esquenta) e máquinas de lavar (conectando uma mangueira ao reservatório), por exemplo.

Entretanto, existem diversas tecnologias ecológicas e sustentáveis tanto para o reaproveitamento de águas cinzas quanto para a captação de águas da chuva, as quais podem fazer grande diferença na redução de custos da conta de água e ainda contribuir para a redução de impactos ambientais nas cidades.

1 – Lagos e Piscinas Naturais

O sistema de lagos e piscinas naturais é a melhor opção para o reaproveitamento de águas cinzas. 

Além de embelezar os ambientes externos de lugares como casas, fazendas, condomínios ou empresas, esse sistema proporciona uma reciclagem natural e ecológica de águas residuais.

Os lagos e piscinas naturais, também conhecidos como piscinas biológicas, não necessitam de cloro nem filtros para funcionar. 

Eles se mantêm graças às plantas aquáticas que garantem a limpeza e a manutenção.

2 – Jardins de Chuva

Os jardins de chuva são sistemas que captam as águas da chuva, possibilitando o seu reaproveitamento.  

Esse tipo de sistema diminui a chance de enchentes, pois retém essa água da chuva até o momento em que ela possa infiltrar-se novamente no solo, permitindo o reaproveitamento dessa água. 

O sistema é instalado em telhados ou terraços e tem uma membrana permeável que o envolve, permitindo a entrada da água da chuva e evitando a entrada de sólidos no reservatório. 

É uma solução que, além de controlar inundações no local, também aumenta a capacidade de infiltração da água, que poderá ser reutilizada para fins diversos.

3 – Cisterna Subterrânea

O sistema da cisterna subterrânea é similar aos Jardins de Chuva, mas ao invés de ser instalado em telhados ou terraços, é instalado no solo, como em jardins, estacionamentos ou pavimentos permeáveis. 

A cisterna subterrânea permite o reaproveitamento de grandes quantidades de água.

O sistema funciona como um reservatório de águas da chuva, possibilitando o reaproveitamento dessas águas para irrigação de jardins, abastecimentos, contra incêndio ou para finalidades específicas do local.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre captação e reaproveitamento de águas, que tal implementar os sistemas da Ecotelhado em seu projeto?

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Arquitetura Verde, Sustentável e Ecológica. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Telhado Verde, Jardim Vertical, Jardins de Chuva, Ecopavimento, Muro Verde, Lagos e Piscinas Naturais, Cisternas Subterrâneas e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!