ponto de ônibus com teto verde

Ponto de ônibus com telhado verde: opção sustentável para cidades

Publicado

É fato que as cidades não param de crescer. Por isso, é cada vez mais importante que busquemos alternativas, como por exemplo a instalação de ponto de ônibus com telhado verde como uma opção sustentável e que auxilia o equilíbrio do ecossistema.

No artigo de hoje, vamos falar sobre as diversas curiosidades que cercam essa ideia de arquitetura sustentável.

Siga a leitura! 

Ponto de ônibus com telhado verde oferece benefícios para as grandes cidades

Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que a população mundial está cada vez mais urbanizada. Hoje, 54% da população mundial vive em áreas urbanas, uma proporção que deve aumentar para 66% em 2050. 

As projeções mostram também que a urbanização associada ao crescimento da população mundial poderá trazer mais 2,5 milhões de pessoas para estas áreas em 2050.

Pensando nisso, se faz cada vez mais necessário pensar em alternativas sustentáveis para a urbanização das grandes cidades. 

E, entre tantas opções inovadoras, o ponto de ônibus com telhado verde merece destaque. 

A opção contribui para o meio ambiente pois ameniza os efeitos dos gases emitidos pelo transporte público, podendo também diminuir consideravelmente a temperatura do ambiente em que é instalado. 

Holanda inspira outros países e constrói 316 pontos de ônibus com telhado verde

De acordo com o portal greenMe, a cidade holandesa de Utrecht desenvolveu um projeto de instalação de telhados verdes em 316 pontos de ônibus, com o objetivo de atrair vários tipos de abelhas, melhorar a qualidade do ar e diminuir a temperatura das regiões.

Os tetos verdes oferecem precioso néctar para abelhas, vespas e outros polinizadores e ajudam a aumentar a presença desses insetos úteis e preciosos, favorecendo a biodiversidade. 

Além disso, as plantas colocadas nos pontos de ônibus capturam a poeira fina emitida pelos veículos e armazenam eficientemente a água da chuva, limpando e refrescando o ar.

Os tetos são cobertos sobretudo por plantas suculentas do gênero Sedum, que requerem pouca manutenção, confiadas aos motoristas de ônibus.

No Brasil, cidades como Caxias do Sul (RS), Salvador (BA) e Florianópolis (SC) já deram início a implementação de pontos de ônibus com teto verde:

Relembre as vantagens dos telhados verdes

Seja para compor o projeto de um ponto de ônibus ou de uma residência, os telhados verdes oferecem inúmeras vantagens aos seus utilitários. Confira:

1. Armazena água da chuva:

  • Reciclagem de águas cinzas ou negras do próprio prédio (sistema semi-hidropônico).
  • Formação de cisterna de captação de água da chuva acoplada na própria laje do telhado verde.
  • Água fica retida no piso elevado, abaixo da vegetação e pode ser reutilizada em outros fins não potáveis.
  • Usa hidroponia com irrigação subsuperficial da planta.
  • É o produto ideal para criar processos biofílicos de tratamento de águas pluviais e resíduos orgânicos.

2. É amigo da natureza:

  • Capta energia solar por meio de placas fotovoltaicas.
  • Melhora a relação entre as edificações e o meio ambiente.
  • Contribui para formação de um miniecossistema, com diversos pássaros, borboletas e joaninhas.
  • Reduz a poluição do ar pelo sequestro de carbono.

3. Garante proteção térmica e acústica:

  • Ecopavimento com brita cria abaixo do piso um reservatório de água ou de ar que faz isolamento termo-acústico e permite a passagem de fios ou tubulações.
  • A cobertura vegetal dissipa ou consome a energia pela evapotranspiração e pela fotossíntese, reduzindo significativamente a amplitude térmica do interior do prédio.
  • É uma ótima solução para a redução das ilhas de calor nos centros urbanos, diminuindo o consumo do ar condicionado e auxiliando no conforto térmico do micro e macro ambiente externo.

4. Auxilia na pontuação de certificações como:

  • LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Então, gostou da leitura do artigo? Comente!