elementos ilustrando o que é fitoterapia

Saiba o que é fitoterapia e qual a importância dessa técnica

Publicado

Você sabe o que é fitoterapia e qual a sua importância? 

O termo fitoterapia é relativo à utilização de plantas para o tratamento de doenças. Ou seja, estuda as funções terapêuticas das plantas e vegetais tanto para prevenção quanto para tratamento. 

Todo produto farmacêutico, que utiliza como matéria-prima qualquer parte de uma planta com conhecido efeito farmacológico, pode ser considerado um medicamento fitoterápico

Continue a leitura para saber de forma detalhada o que é fitoterapia e seus benefícios.

O que é fitoterapia? Conheça curiosidades sobre a técnica

O termo  tem origem grega: “phyton”, que significa “vegetal”, e “therapeia”, que remete a “tratamento”. Desta forma, a técnica tem como base uma cultura milenar de uso das plantas para cuidar da saúde. Mas é importante destacar que a fitoterapia é somada a estudos e análises no campo científico continuamente. Neste sentido, as pesquisas avaliam a atuação química, toxicológica e farmacológica das plantas medicinais e dos princípios ativos.

Os medicamentos fitoterápicos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de produtos naturais. O crescimento da fitoterapia no Brasil também foi motivado pela busca das pessoas por tratamentos mais acessíveis, eficazes e com menos efeitos colaterais. Os compostos bioativos das plantas passam por um processo de ensaios, análises e acompanhamento das instituições públicas de saúde para garantir o uso adequado e seguro.

Mas fique atento: Médicos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e outros profissionais são capacitados para indicar fitoterápicos aos seus pacientes, com o objetivo de melhorar o organismo, ajudar no combate de doenças e atuar na prevenção de problemas de saúde.

A fitoterapia conta exclusivamente com substâncias de origem vegetal para a composição de medicamentos fitoterápicos, sem componentes sintéticos. É importante ressaltar que muitas plantas são extremamente ricas em nutrientes e compostos bioativos com efeitos terapêuticos, o que beneficia o funcionamento do corpo humano e tratamentos em geral. 

Conheça a seguir os benefícios da fitoterapia. 

Benefícios da fitoterapia 

As plantas produzem naturalmente substâncias para o seu próprio desenvolvimento. Quando os benefícios relacionados a essas substâncias são evidenciados, elas podem ser utilizadas no chamados medicamentos fitoterápicos, manipulados, industrializados ou até mesmo in natura, como os chás. 

Os fitoquímicos são os compostos encontrados nas plantas cujas propriedades são de defesa ou de prevenção de doenças. Quando utilizado no nosso organismo, eles também desempenham um papel protetor, antioxidante, anti-inflamatória, antifúngica, bactericida, e estimulam o sistema imune.

Confira abaixo 10 benefícios da fitoterapia: 

  1. Forma de tratamento mais barata; 
  2. Menos efeitos colaterais; 
  3. Não causa dependência; 
  4. É oferecida como prática integrativa e complementar pelo SUS
  5. Ajudam a regular os hormônios; 
  6. Estimulam o sistema imunológico; 
  7. Reduzem a oxidação; 
  8. Reduzem a inflamação; 
  9. Diminuem a taxa de crescimento das células cancerígenas; 
  10. Promovem a morte de células danificadas. 

Cura que vem da natureza

Quem acredita que a cura vem da natureza, vê na fitoterapia uma grande aliada no tratamento de diversos males. Insônia, gripes e resfriados, estresse e fadiga, prisão de ventre, dores, contusões e machucados, são os problemas mais comuns que essa técnica é indicada. 

Além da positiva atuação nos tratamentos de saúde, a fitoterapia apresenta outros benefícios, como a composição natural, a biodiversidade disponível e menos efeitos colaterais. Mas vale destacar que o fato de um medicamento ser natural não quer dizer que não apresenta efeitos colaterais ou contra indicações! 

Por isso, o acompanhamento do profissional da saúde é recomendado. Nunca se automedique Leia a bula do medicamento para informar-se sobre os efeitos que ele pode causar no organismo e compre os medicamentos em farmácias autorizadas pela vigilância sanitária.

Agora que você já descobriu o que é fitoterapia e quais são as suas vantagens, que tal cuidar da sua saúde de forma mais natural e incluir elementos da natureza no seu dia a dia?

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.
Entre em contato para fazer o seu orçamento!