Imagem de uma planta na terra para simbolizar o paisagismo sustentável

Saiba o que é o paisagismo sustentável e como promover essa ideia

Publicado

O paisagismo sustentável está se tornando cada vez mais comum nos espaços e ambientes urbanos. 

Ele está presente em espaços externos, sendo uma opção positiva não só para servir de respiro aos centros urbanos, mas também para ampliar a gama de atuações de diversos profissionais que gostam de trabalhar com plantas

Além disso, diminui o impacto da urbanização e dos edifícios, utilizando a vegetação natural e trazendo melhorias de vida para os animais. 

Confira tudo sobre paisagismo sustentável no artigo abaixo.

O que é paisagismo sustentável?

O paisagismo sustentável busca equilibrar a sustentabilidade por meio da união da arquitetura com a natureza. 

Este tipo de paisagismo está sempre se adaptando a realidade em que se está inserido.

O paisagismo sustentável procura promover atividades de lazer para os indivíduos, favorecendo a plantação e desenvolvimento de várias espécies de plantas nativas ou com alguma relevância ambiental. 

Quando implantado nos ambientes, faz uso de materiais ecologicamente corretos e de baixo custo de manutenção. 

Depois que é instalado, ele ajuda a desenvolver qualidade de vida por meio de áreas verdes e preservando o patrimônio natural nativo.

Como promover o paisagismo sustentável

Projetar paisagens, executar jardins, educar e incentivar a utilização de plantas em nossos ambientes é um trabalho nobre e que auxilia na regeneração das nossas cidades.

O desenvolvimento urbano com o paisagismo sustentável representa o progresso das cidades, a construção de hospitais, escolas, casas e edifícios, avenidas, ruas, estradas, viadutos, redes de esgoto e eletricidade. 

Esse tipo de arquitetura sustentável acontece através do crescimento gradual da população em um determinado local, que vai crescendo de maneira espontânea ou planejada.

Com isso, se propõe a melhorar a infraestrutura da região, para que sejam criadas condições mais adequadas para habitar as cidades, de maneira responsável, coesa, sustentável e duradoura.

Para isso, é necessário fazer um planejamento para que sejam amenizados os problemas sociais, econômicos e ambientais das aglomerações urbanas.

Hoje em dia, existem até algumas certificações para esse tipo de paisagismo, também chamado de construção sustentável. 

Porém, é necessário seguir algumas exigências em relação ao solo, sua forma de irrigação, espécies vegetais mais adequadas, entre outros fatores, para que seja visível a relevância do paisagismo sustentável em escala mundial.

Paisagismo sustentável com Ecotelhado

Nas cidades grandes, ocorre um fenômeno chamado “ilha de calor”, que é quando o concreto e o asfalto, ao serem expostos ao sol, geram um forte calor e a poluição do ar aumenta a temperatura.

Para contribuir na diminuição desse acontecimento, basta implantar um ecotelhado, também conhecido como telhado verde, que é uma cobertura vegetal acima de um edifício onde depois é feita a plantação de alguns tipos de vegetação.

O telhado verde ajuda na qualidade do ar, absorvendo o calor e trazendo beleza na construção. 

Assim, a temperatura interna é mais agradável e ainda se economiza energia com um menor uso do ar condicionado, tornando-se um paisagismo sustentável.

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!