O desenvolvimento sustentável continua ganhando espaço em diversas empresas e instituições, o que fica claro a partir da adoção de soluções baseadas na natureza.
Com o avanço dos impactos ambientais gerados pela ação humana, áreas como a engenharia e a arquitetura passaram a adotar procedimentos que mimetizam os processos naturais, promovendo a preservação do meio ambiente e a busca por mais qualidade de vida para todos.
É nesse cenário que surgem soluções como essas, que procuram promover o desenvolvimento das cidades e meios urbanos, sem deixar de lado a presença essencial da natureza em nossas vidas.
Para entender melhor o que são soluções baseadas na natureza e conhecer alguns exemplos delas, continue a leitura!
O que são soluções baseadas na natureza?
As soluções baseadas na natureza, definidas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, podem ser descritas como ações que visam proteger, conservar ou restaurar o meio ambiente, bem como os seus recursos naturais.
Nesse sentido, essas medidas unem conhecimentos produzidos por ramos como a engenharia e a arquitetura para projetar espaços mais sustentáveis nas cidades.
Alguns exemplos de soluções baseadas na natureza são:
- Criação de parques urbanos, que contribuem na melhora do microclima nas cidades, ao mesmo tempo em que promovem o bem-estar da população,
- Construção de lagoas urbanas, que ajudam na retenção de água,
- Instalação de telhados verdes nos edifícios, tendo em vista que a estrutura ajuda a reduzir o calor no seu interior de forma mais natural.
Os sete princípios das soluções baseadas na natureza
A elaboração dessas medidas é guiada por alguns princípios que são seguidos no mundo todo, com o objetivo de fazer com que tais ações cumpram seu papel de forma eficaz. Eles são:
- Entregar uma solução efetiva para um desafio global utilizando a natureza.
- Fornecer benefícios da biodiversidade em termos de diversidade e ecossistemas bem manejados.
- Apresentar a melhor relação custo-efetividade quando comparada com outras soluções.
- Ser comunicada de maneira simples e convincente.
- Poder ser medida, verificada e replicada.
- Respeitar e reforçar os direitos das comunidades sobre os recursos naturais.
- Atrelar fontes de financiamento públicas e privadas.
É a partir desses pontos que toda empresa ou instituição deve trabalhar para construir soluções baseadas na natureza.
Como elas contribuem para a construção de cidades melhores?
A vida nas cidades é afetada diariamente pelos impactos da ação humana sobre o meio ambiente.
Isso pode ser observado em problemas de grandes proporções, como é o caso das enxurradas e de diversos desastres climáticos, mas também em outros aspectos mais cotidianos, como o aumento da temperatura, o estresse causado pela poluição sonora ou as doenças respiratórias causadas pela baixa qualidade do ar.
Nesse sentido, soluções baseadas na natureza são uma saída para promover o desenvolvimento contínuo dos espaços urbanos, sem perder de vista a importância do bem-estar da população e da preservação do meio ambiente.
A criação de parques, que mencionamos anteriormente, contribui com a melhora do microclima, o que é um benefício que atinge toda a cidade, e também permite que as pessoas contem com um espaço de conexão com o meio ambiente.
Por outro lado, há outros detalhes que fazem toda a diferença e, dessa maneira, contribuem para a criação de uma cidade melhor.
Assim, desde a instalação de telhados verdes nos edifícios até a construção de ecobarreiras para separar residências, é possível encontrar medidas cada vez mais sustentáveis para proporcionar mais qualidade de vida às pessoas.
Gostou de saber mais sobre soluções baseadas na natureza? Aproveite para ler mais conteúdos relacionados no blog da Ecotelhado.
Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e serviços!