coberturas de predios com telhados sustentaveis

Telhados sustentáveis: por que apostar nesta tendência

Publicado

Você sabe o que são, como funcionam e quais são os benefícios de investir em telhados sustentáveis?

Com a crescente demanda por processos e tecnologias sustentáveis, os telhados verdes têm sido a principal alternativa para que engenheiros, arquitetos e construtores executem projetos efetivamente ecológicos, verdes e sustentáveis.

Quando se trata de telhados verdes, a Ecotelhado é a principal referência no Brasil e em outros países da América Latina. Além de ser a pioneira do ramo no país, a empresa vem desenvolvendo tecnologias de ponta para o gerenciamento de sistemas verdes para diversos tipos de construção.

No mundo inteiro, os telhados verdes são a principal aposta para tornar as cidades cada vez mais sustentáveis. As vantagens são principalmente ecológicas, estéticas e sociais. Essa tendência veio para ficar! 

Siga a leitura do artigo para entender porque incluir os telhados sustentáveis em seu projeto de construção.

telhados verdes sustentáveis em cobertura de prédio escolar

Vale a pena investir em telhados sustentáveis? 

Conheça os benefícios que os telhados sustentáveis conferem aos projetos construtivos.

Caráter sustentável

Projetos sustentáveis não são um luxo – são uma necessidade! Com o crescimento das ilhas de concreto e asfalto nas cidades, o que resulta em aumento da temperatura e inundações, foram criadas leis no Brasil que determinam que uma porcentagem das áreas de construção devem ser verdes. Pesquise qual é a lei vigente na sua região!

Captação e reutilização de águas da chuva

Além de embelezar as construções e as cidades, os sistemas de telhado verde da Ecotelhado contam com reservatório de água da chuva. As águas são captadas pelo sistema e podem ser reutilizadas para irrigar a vegetação do próprio telhado ou de outros jardins, para lavagem de carros e calçadas e até mesmo para casos de incêndio.

Conforto térmico

Graças às camadas de substrato e vegetação, reservatório de água e módulos dos sistemas, o telhado verde é uma das melhores alternativas para manter o conforto térmico dos ambientes. Além da irradiação solar ser absorvida pela vegetação, a camada de água do reservatório também contribui para evitar o excesso de calor no ambiente interno. Dessa forma, você verá uma considerável redução nas contas mensais de luz!

Conforto acústico

As camadas de substrato e vegetação, reservatório de água e módulos dos sistemas também garantem maior conforto térmico para os ambientes, pois as ondas sonoras que vêm de fora são refletidas pelo sistema. O conforto térmico proporciona maiores níveis de concentração e bem-estar, portanto essa é uma ótima vantagem para quem deseja ter momentos tranquilos em casa.

Design Biofílico

O telhado verde é um dos principais exemplos de sistemas de Design Biofílico para os projetos de arquitetura e construção. São diversas as vantagens de contemplar o Design Biofílico nos projetos. 

Pontuação de certificações sustentáveis 

Graças ao caráter sustentável, à área verde e às tecnologias de captação e reutilização de água, a implementação de telhados verdes em construções garantam pontuações de certificações sustentáveis, como LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e Aqua (Alta Qualidade Ambiental).

Agora que você conhece as principais vantagens de instalar telhados sustentáveis, faça um orçamento para instalar um dos 5 tipos de telhado verde da Ecotelhado no seu projeto!

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Piscinas e Lagos Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.