tipos de impermeabilização

Tipos de impermeabilização: confira opções oferecidas pela Ecotelhado

Publicado

Atualmente, o mercado oferece tipos de impermeabilização variados, os quais possibilitam o atendimento às diferentes demandas dos consumidores.

No artigo de hoje, você conhecerá os tipos de impermeabilização oferecidos pela Ecotelhado.

Para saber mais, siga a leitura do artigo!

Conheça os tipos de impermeabilização oferecidos pela Ecotelhado

No Brasil, cresce cada vez mais a procura por telhados verdes, uma alternativa ecológica para as coberturas convencionais de residências e prédios comerciais. Tal procura é justificada pelos benefícios que os bio telhados, como também são chamados, oferecem aos seus usuários.

Entre tantos, podemos destacar de modo geral a redução dos impactos da degradação do meio ambiente, tornando os centros urbanos mais agradáveis com a melhora da qualidade do ar, proteção de de espécies de animais e aumento da umidade do ar no entorno.  

Entre tantas vantagens decorrentes da tecnologia, é importante a compreensão de que, para o pleno funcionamento de qualquer telhado verde, a impermeabilização é parte fundamental do processo.

As áreas requerem um sistema de impermeabilização de alta durabilidade, que deve suportar o esforço mecânico e também o desgaste provocado pela água da chuva, microorganismos ou substâncias químicas.

Como já citado em nosso blog, o telhado verde exige cuidados especiais na impermeabilização pois embora aumente a vida útil de qualquer membrana, não são todas as que resistem a ação das raízes.

tipos de impermeabilização 02
A impermeabilização serve para reter a água da chuva. Foto: Ecotelhado

A manta asfáltica deve ser evitada pois a raiz adora o componente orgânico e atravessa com facilidade. Mesmo as que contém aditivo antiraízes podem perder esta característica com o passar do tempo.

O ideal é utilizar uma manta de PVC como barreira antiraízes. O sistema de manta de PVC com sola térmica é o mais indicado pois resiste bem às raízes e tem uma durabilidade em média 3 vezes maior do que a manta asfáltica.

Existem diferentes tipos de impermeabilização para telhados verdes, como por exemplo a manta asfáltica antiraíz com biocida disperso em toda a massa, a solução asfáltica antiraiz aplicada na forma de pintura e impermeabilizantes que não possuem proteção contra raízes embutidos.

A opção mais recomendada e utilizada pela Ecotelhado é o sistema de manta de PVC com solda térmica. A Impermeabilização com Manta de PVC tem como finalidade proibir a absorção da água e proteger a estrutura, aumentando sua vida útil.