garrafas pet ilustrando como susbtituir o plástico no dia a dia

Como substituir o plástico no dia a dia: confira dicas

Publicado

Você sabia que uma das grandes metas sustentáveis trazidas pela ONU é a redução do consumo de plástico no planeta? Confira neste artigo algumas formas de como substituir o plástico no dia a dia.

Os líderes mundiais se unem e traçam metas globais para que isso aconteça, mas como nós, sociedade, podemos fazer pequenas mudanças no dia a dia para nos comprometermos com esta mesma meta? 

O plástico é um dos materiais mais utilizados no mundo, além de ser um símbolo da vida contemporânea, porém sua decomposição demora cerca de 400 anos, o que torna extremamente prejudicial ao meio ambiente. O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. 

Há urgência em repensar o consumo de plástico e buscar hábitos mais sustentáveis para preservarmos a natureza. A boa notícia é: reduzir o consumo de plástico no dia a dia é super possível! 

Por mais que pareça difícil, existe uma variedade de possibilidades de pequenas ações no cotidiano que podem nos ajudar a diminuir o uso deste material. São pequenos gestos que reduzem o uso de lixo plástico em nossas vidas. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como substituir o plástico no dia a dia. Siga a leitura do texto e confira!

Dicas sobre como substituir o plástico no dia a dia

A seguir, separamos diversas opções para ajudar você nesse processo sustentável

1 – Ecobags 

Você pode substituir as sacolas plásticas por ecobags ou sacolas de lona quando for fazer compras no mercado, por exemplo. Elas são ecológicas, além de serem mais práticas e facilitarem o transporte. Existem diversos supermercados que possuem ecobags para vender nos próprios caixas, facilitando ainda mais a aquisição. 

2 – Canudos ecológicos 

O que você acha de abrir mão dos canudos de plásticos e substituir por modelos de alumínio ou bambu? Existem diversos materiais mais resistentes e laváveis que podem ser levados na bolsa. Muitos deles vem até com escovinhas para você limpá-los por dentro, evitando o acúmulo de resíduos. Os canudos de plástico, além de sujarem praias e ruas, por exemplo, acabam ficando espalhados e sem destino certo. 

3 – Produtos em barra 

Uma prática sustentável e que tem se tornado tendência é a substituição de embalagens plásticas para cosméticos, como xampu, condicionador, sabonetes por versões destes produtos em barra. De quebra, eles normalmente são embalados em papel biodegradável. 

4 – Sucos caseiros 

A maioria dos sucos prontos ou polpas, vem em saquinhos ou garrafas de plástico. Prefira fazer os sucos em casa, da própria fruta. Além de serem muito mais gostosos e saudáveis, você ainda evita o consumo de plástico!

5 – Objetos de bambu 

Você sabia que o bambu é considerado atualmente a matéria-prima do futuro? Isso por ser biodegradável, de fácil plantio e uma alternativa sustentável ao plástico. É resistente, flexível e leve, e pode ser usado na produção de diversos objetos como hastes de escova de dente e cotonetes, pente de cabelo, talheres, pratos e até itens de decoração e mobiliário. 

Como reduzir o uso de embalagens plásticas e descartáveis?

Os descartáveis são um problema, especialmente os feitos de plástico. No momento atual, com o aumento do Delivery, essa prática preocupa ainda mais. Caso esteja comendo fora, uma boa prática é investir em “talheres para bolsa” que você pode utilizar a qualquer momento e em qualquer lugar (e de quebra é mais confiável e higiênico). 

São muitas as pequenas mudanças e o caminho para a construção de novos hábitos é longo, mas valem a pena! Agora que você conferiu algumas dicas sobre como substituir o plástico no dia a dia, que tal aplicá-las na sua rotina?

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!