casa projetada com arquitetura biofílica

Como trabalhar a arquitetura biofílica em projetos: dicas práticas

Publicado

A arquitetura biofílica é uma forma inovadora de design de ambientes, que utiliza-se de elementos da natureza para transformar espaços para que possam trazer benefícios à saúde e promover o bem-estar. 

O termo biofilia é o oriundo do grego, o qual bios que significa “vida” e philia “amor”, que significa “amor pela vida”. 

O conceito foi utilizado pela primeira vez nos anos 80, pelo biólogo americano Edward Wilson, que acredita que os seres humanos possuem uma forte ligação emocional com a natureza.

O que é arquitetura biofílica?

A arquitetura biofílica ainda é considerada novidade, mas tem crescido de forma acelerada nos últimos anos. Ela baseia-se na incorporação de elementos – que podem ser diretos ou indiretos – da natureza para melhorar e trazer benefícios aos ambientes. 

plantas em uma sala de estar com arquitetura biofílica
A inclusão de plantas e o uso de cores neutras proporciona leveza e bem-estar aos espaços internos.

O modelo de design biofílico visa arquitetar ambientes de trabalho e lazer satisfatórios, que sejam capazes de suprir nossa necessidade de estar conectado à natureza em alguma escala. 

Cada vez mais os prédios corporativos, universidades, hotéis e hospitais buscam estas soluções, que estimulam sentimentos de tranquilidade e satisfação de seus funcionários, clientes e pacientes. 

Espaços que possuem elementos de vida natural são capazes de influenciar a mente humana de forma positiva. Estudos revelam que o contato com a natureza promove bem-estar e pode ajudar no ânimo de pacientes com doenças. 

Benefícios do design biofílico nos ambientes

Entre as várias vantagens apresentadas pela arquitetura biofílica, está a capacidade de reduzir o estresse e a frequência cardíaca e estimular a criatividade e a produtividade. 

A natureza, quando em harmonia com ambientes construídos pode gerar diversos benefícios para quem convive com estes espaços, como:

  • Incorporada em prédios e salas, proporciona calma, estimula o aprendizado e a curiosidade, além de melhorar o desempenho nas atividades; 
  • O contato com a natureza influencia no desenvolvimento das crianças, incitando a imaginação e a interação social. Também é capaz de diminuir distúrbios de déficit de atenção em crianças;

As plantas na arquitetura biofílica

Uma boa dica para construir um ambiente com arquitetura biofílica é inserir plantas nos espaços internos e externos.

As plantas trazem inúmeros benefícios para os ambientes e as pessoas, entre eles inspiração, relaxamento, tranquilidade, além de ajudar a promover a beleza dos lugares.

Elas também podem ajudar na concentração e na produtividade, promovendo um contato natural baseado no prazer e bem-estar.

Para ambientes internos, é possível utilizar plantas como bromélias, suculentas, orquídeas, cactos, crótons e lírios, por exemplo.

Para os ambientes externos, podem ser utilizadas plantas como antúrios, Espadas de São Jorge, heras, entre outras.

sala de estar com arquitetura biofílica
As plantas conferem beleza e purificam o ar dos ambientes.

Ecotelhado oferece soluções de design biofílico para ambientes internos e externos

Pensando em ações sustentáveis e inovadoras, a Ecotelhado conta com soluções de design biofílico e arquitetura sustentável para diferentes ambientes.

A empresa oferece sistemas como telhado verde, jardim vertical, muro vegetado, lagos e piscinas naturais, entre outros, com o objetivo de promover o bem-estar e o contato com a natureza.

Para saber mais, entre em contato conosco, faça seu orçamento e transforme seus projetos arquitetônicos!