arquitetura-biofílica

Como trabalhar a arquitetura biofílica em projetos: dicas práticas

Publicado

A arquitetura biofílica é uma forma de design de ambientes inovadora, que utiliza elementos da natureza para transformar espaços que tragam benefício à saúde e ao bem-estar. 

O termo biofilia é o oriundo do grego, o qual bios que significa “vida” e philia “amor”, que significa “amor pela vida” e foi utilizado pela primeira vez nos anos 80, pelo biólogo americano Edward Wilson, que acredita que os seres humanos possuem uma forte ligação emocional com a natureza.

O que é arquitetura biofílica? 

A arquitetura biofílica ainda é considerada novidade, mas tem crescido de forma acelerada nos últimos anos. O modelo de design biofílico visa arquitetar ambientes de trabalho e lazer satisfatórios, que sejam capazes de suprir nossa necessidade de estar conectado à natureza em alguma escala. 

Cada vez mais prédios corporativos, universidades, hotéis e hospitais buscam estas soluções, estimulando os sentimentos de tranquilidade e satisfação de seus funcionários, clientes e pacientes. A arquitetura biofílica baseia-se na incorporação de elementos, diretos e indiretos da natureza. 

Espaços que possuem elementos de vida natural, são capazes de influenciar a mente humana de forma positiva. Estudos revelam que o contato com a natureza promove bem-estar e pode ajudar no ânimo de pacientes com doenças. 

Benefícios do design biofílico nos ambientes

Além disso, a arquitetura biofílica é capaz de reduzir o estresse e a frequência cardíaca e estimula a criatividade e a produtividade. A natureza em harmonia com ambientes construídos pode gerar diversos benefícios para quem convive com estes espaços, como:

– Incorporada em prédios e salas, proporciona calma, estimula o aprendizado e a curiosidade. Além de melhorar o desempenho nas atividades; 

– O contato com a natureza influencia no desenvolvimento das crianças, incitando a imaginação e a interação social. Também é capaz de diminuir distúrbios de déficit de atenção em crianças;

– De acordo com um relatório divulgado pelo Human Spaces no Impacto Global de Design Biofílico no local de trabalho, 15% das pessoas que trabalham em espaços que possuem elementos naturais apresentam um nível de bem-estar maior em relação aquelas que não possuem nenhum contato com a natureza no local de trabalho.

A introdução do design biofílico nos ambientes pode ser obtida por meio do telhado verde, do jardim vertical, muro vegetado, lagos e piscinas naturais, entre outros sistemas da Ecotelhado. 

Para isso, entre em contato conosco, faça seu orçamento e transforme seus projetos arquitetônicos.