sala-de-estar-notebook-conforto-ambiental

Conforto ambiental: qual sua importância em tempos de Covid-19?

Publicado

Sabe aquela sensação incrível de quando você chega em algum ambiente confortável e se sente acolhido e relaxado?

A satisfação gerada nesses ambientes, sejam eles casas, escritórios, empresas, hospitais ou clínicas, acontece graças a uma série de fatores que, em conjunto, proporcionam bem-estar.

Especialmente em tempos de Covid-19, ambientes confortáveis podem fazer toda a diferença no dia a dia das pessoas, visto que estamos tendo que passar mais tempo dentro de nossas casas para evitar o contágio do vírus. 

O conforto ambiental pode refletir na produtividade, criatividade, aprendizagem, saúde e bem-estar das pessoas, e até mesmo nas suas relações interpessoais.

Para saber mais sobre como você pode deixar os seus ambientes ainda mais confortáveis, leia o post completo que a Ecotelhado preparou para você.

Conheça algumas estratégias de conforto ambiental na arquitetura 

Conforto térmico 

Uma temperatura agradável é essencial para o conforto ambiental. Temperaturas muito altas ou muito baixas podem interferir no bem-estar das pessoas, na sua produtividade e até mesmo no seu humor. 

Para deixar o ambiente confortável em relação à temperatura, nada como o bom e velho ar condicionado, não é mesmo? 

Mas para quem busca evitar altos custos mensais – afinal, o ar condicionado consome bastante energia elétrica -, também existem outras opções de ótimo custo-benefício, como os sistemas de telhados verdes e jardins verticais, que são ótimos isolantes térmicos e ajudam a manter a temperatura dos ambientes agradáveis, evitando custos mensais elevados.

Acesse o link a seguir para saber 4 possibilidades de promover conforto térmico.

Conforto acústico

Ruídos internos e externos podem ser bastante incômodos, podendo atrapalhar a concentração e o desenvolvimento de tarefas. 

A sonorização dos ambientes deve ser observada com cuidado, prestando atenção na emissão de barulhos entre os cômodos do ambiente; nos ruídos externos, da rua; ou ruídos internos, como barulhos de eletrodomésticos ou outros aparelhos. 

Para evitar ou diminuir os ruídos, é possível investir em opções de forros e janelas acústicas, ou em jardins verticais nas paredes dos ambientes, que além de decorar o espaço e deixar o ambiente mais agradável, também proporcionam conforto acústico graças às camadas de vegetação do sistema.

Acesse o link a seguir para conhecer alguns sistemas da Ecotelhado que oferecem eficiência térmica e energética.

Conforto lumínico

A luz natural é uma grande aliada do conforto lumínico. Durante o dia, abra as cortinas e deixe a luz natural iluminar o ambiente. Além de ser melhor para a saúde, você ainda economiza na conta de energia elétrica.

No caso das lâmpadas, escolha as opções com iluminação amarela, ao invés de branca, pois são mais confortáveis para a visão. Opte pelas lâmpadas fluorescentes ou de LED, ao invés de incandescentes, uma vez que são muito mais econômicas e ambientalmente responsáveis.

Conforto visual

As escolhas dos móveis, da decoração e das paletas de cores dos ambientes também influenciam bastante no conforto dos espaços. 

Cores muito vibrantes ou paletas descoordenadas podem causar uma sensação de desconforto ou excitação, enquanto que as paletas equilibradas – com cores mais suaves – tendem a causar sensações de bem-estar. 

O material e o design dos móveis, em combinação com outros elementos de decoração como tapetes e almofadas, bem como a composição entre todos eles, podem ser grandes aliados e conferirem sensações de conforto nos ambientes.

Agora que você sabe mais sobre conforto ambiental na arquitetura e a sua importância em tempos de Covid-19, que tal incluir algumas dessas estratégias na sua casa, apartamento ou escritório.

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde e Sustentável. Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Deixe seu comentário abaixo