janelas-de-vidro-arquitetura-ecologica

Veja a diferença entre arquitetura ecológica e sustentável

Publicado

Você sabe qual é a diferença entre arquitetura ecológica e sustentável? Apesar da similaridade entre os termos, existem algumas diferenças entre os conceitos.

Esses dois tipos de arquitetura não são antagônicas, mas sim complementares. As construções de casas, edifícios e estabelecimentos podem ser ecológicas e sustentáveis – mas não serão sustentáveis sem serem ecológicas.

Leia o post completo para entender melhor quais são as diferenças entre os conceitos.

Arquitetura Ecológica

O termo ecologia, segundo o dicionário, significa “ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si ou com o meio orgânico ou inorgânico no qual vivem”. 

A arquitetura ecológica, portanto, preza pela integração das construções com o meio ambiente, no intuito de causar o mínimo de impacto possível

Esse tipo de arquitetura conta com materiais naturais como bambus e tijolos ecológicos, por exemplo; sistemas de captação de água da chuva, iluminação e ventilação natural, telhados verdes, jardins verticais, painéis de energia solar e sistemas de energia eólica.

Arquitetura Sustentável

O termo “sustentabilidade” está relacionado não apenas ao meio ambiente, mas também às questões econômicas e sociais. 

A sustentabilidade tem como objetivo promover o desenvolvimento das sociedades, contemplando tanto as gerações atuais quanto as futuras.

A arquitetura sustentável, assim sendo, refere-se ao cuidado em preservar a natureza e minimizar os impactos no meio ambiente, mas de forma que as construções sejam altamente duráveis. 

Além de ser ecologicamente correta, a arquitetura sustentável busca implementar tecnologias que favoreçam a durabilidade e a estabilidade das construções.

Se uma construção é considerada ecológica, com materiais naturais que não agridam o meio ambiente, por exemplo, mas tiver um pequeno ciclo de vida, então essa construção não seria considerada sustentável. 

Por outro lado, se a construção for considerada sustentável, ela também se enquadra na arquitetura ecológica.

Agora que você entendeu a diferença entre os conceitos de arquitetura sustentável e ecológica, que tal implementá-los em sua casa?

Acesse o link a seguir para saber mais sobre como promover a sustentabilidade em casa.

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Deixe seu comentário abaixo