colegas-de-trabaho-conversando-sala-de-descompressao

8 dicas para criar uma sala de descompressão no trabalho

Publicado

Se você já trabalhou presencialmente em alguma empresa em horário integral, provavelmente já sentiu aquela vontade de dar uma descansada entre as atividades do dia, certo?

O dia a dia nas empresas tende a ser corrido e muitas vezes cansativo. A pressão para obtenção de resultados e o desgaste emocional, por exemplo, podem provocar um aumento nos níveis de ansiedade dos colaboradores, prejudicando o desempenho dos mesmos em suas atividades.

Com o objetivo de proporcionar um momento para os colaboradores recarregarem suas energias durante o horário de trabalho, muitas empresas têm investido na construção de sala de descompressão

Salas de descompressão são ambientes descontraídos dentro das empresas, criados para que os colaboradores possam relaxar a mente e o corpo, recarregando a capacidade cognitiva e assim aumentando a produtividade no trabalho. 

Além de estimular os colaboradores, as salas de descompressão também podem ser um espaço para integração da equipe, proporcionando momentos de conexão entre as pessoas que fazem parte da empresa e conferindo muitos outros benefícios à empresa. 

Leia este post completo da Ecotelhado para conferir algumas dicas infalíveis sobre como criar uma ambiente de descompressão no trabalho.

8 dicas para criar uma sala de descompressão no trabalho

1 – Observe a cultura da empresa

Primeiramente, é preciso entender a cultura da empresa, o funcionamento das atividades, a relação entre os colaboradores, e a necessidade dos mesmos. 

A partir dessa análise será possível identificar se o espaço deverá ser destinado para atividades mais descontraídas ou focar mais no relaxamento dos colaboradores.

2 – Defina um local adequado

A sala de descompressão pode ser criada em algum ambiente fechado, exclusivo para essa finalidade, ou pode ser em algum espaço aberto, integrado a outros ambientes da empresa. 

Entretanto, é importante que o espaço seja bem delimitado e que seja utilizado apenas para a finalidade proposta.

3 – Conforto térmico e acústico

Considerando que a sala de descompressão é destinada ao relaxamento dos colaboradores, a fim de que eles recarregam as energias, o conforto térmico e acústico é fundamental para esse ambiente. 

Além da possibilidade de instalar ar condicionado e manter uma música ambiente em volume adequado, outra ótima opção para manter o conforto dessa área é a instalação de jardins verticais com plantas naturais

Esse tipo de sala com parede verde proporciona isolamento térmico e acústico e ainda promove a conexão com a natureza.

4 – Decoração

Como a ideia é sair um pouco da rotina de escritório, a decoração do ambiente de descompressão deve quebrar a monotonia. 

Dependendo da cultura da empresa e das preferências do público interno, é possível criar uma decoração mais descolada, com móveis e quadros coloridos e divertidos; ou criar uma decoração mais clean, mas mesmo assim confortável e relaxante. 

Em ambos casos, é importante implementar paisagismo na sala de descompressão, pois as plantas naturais oferecem diversos benefícios às pessoas e ao ambiente.

Acesse o link a seguir para entender o que é paisagismo e quais são os seus benefícios.

5 – Design Biofílico

É comprovado que a conexão com a natureza proporciona relaxamento e oxigenação do cérebro, auxiliando na redução dos níveis de estresse e ansiedade das pessoas. 

O design biofílico é um grande aliado nessa etapa, pois proporciona a conexão com a natureza através de diferentes elementos estrategicamente implantados no projeto.

6 – Cores

As cores são poderosas ferramentas na arquitetura, pois podem provocar sensações e até influenciar no humor das pessoas. 

Para um ambiente mais descolado, é possível implementar estrategicamente cores quentes como laranja (para despertar sensações de alegria e entusiasmo, desbloqueando a criatividade), amarelo (otimismo, descontração) e vermelho (energia, paixão e excitação). 

Para uma sala mais clean, é indicado implementar cores frias como azul (tranquilidade, serenidade e harmonia), branco (paz, pureza e limpeza), roxo (espiritualidade e misticismo) e cinza (neutralidade e estabilidade). 

Em ambos os casos, é indicado implementar a cor verde (esperança, saúde e vitalidade), preferencialmente com plantas naturais.

7 – Atividades relaxantes

No momento da análise da cultura da empresa, identifique os interesses do público interno e o que eles gostam de fazer para relaxar. 

Na sala de descompressão é possível disponibilizar, por exemplo, jogos de tabuleiro, pebolim, vídeo game, livros inspiradores, materiais para pintar e desenhar, e até mesmo materiais para jardinagem para que possam recarregar as energias cuidando de hortas ou plantas nos jardins verticais e Vasos Flex.

8 – Alimentos saudáveis 

Disponibilizar lanches leves e saudáveis, como frutas frescas ou secas, iogurtes e cereais, bolachas e biscoitos, além de muita água e sucos naturais, é importante para que os colaboradores mantenham-se hidratados, repondo as energias e os nutrientes necessários. 

Cafés e chás também são sempre bem-vindos.

Ecotelhado é especialista em soluções sustentáveis para salas de descompressão

Agora que você conheceu algumas dicas para criar uma sala de descompressão, que tal implementá-las no seu ambiente de trabalho?

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Paisagismo, Design Biofílico e Arquitetura Verde e Sustentável.

Visite a loja online e navegue pelo site para conhecer nossos sistemas de Jardim Vertical, Vaso Flex, Telhados Verdes, Sistemas de Captação de Água, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Deixe seu comentário abaixo