Pensando em inovar o seu espaço e criar um banheiro sustentável? Se a resposta para a questão for sim, você chegou ao lugar certo!
No artigo de hoje, traremos as principais soluções da Ecotelhado para a criação de um banheiro com funções sustentáveis e inovador, saudável ao meio ambiente.
O que é um banheiro sustentável?
Não é novidade que precisamos apostar cada vez mais em soluções sustentáveis. É preciso ao menos tentar não aumentar as consequências do consumismo no mundo.
A sustentabilidade deve fazer parte de nossa rotina. Diariamente, podemos adotar atitudes como separar o lixo, reduzir o consumo de água, buscar uma alimentação mais saudável.
No entanto, com o desenvolvimento da tecnologia, encontramos soluções ainda mais modernas para atitudes ecologicamente corretas. Entre elas, merece destaque o banheiro sustentável.
Com arquitetura sustentável e inteligente, utiliza materiais ecológicos e proporciona benefícios ao planeta.
Para entender como ter um banheiro sustentável com as soluções Ecotelhado, siga a leitura do artigo!
Banheiro sustentável com o sanitário de meio litro
Além de oferecer soluções em telhados verdes, jardins verticais e outras soluções biofílicas, a Ecotelhado proporciona aos seus clientes a opção de um vaso sanitário que utiliza apenas meio litro de água (500ml) a cada descarga.
O sistema pode ser complementado com um sistema de vermifiltro, que elimina a necessidade de estar conectado à rede pública. O vaso sanitário de meio litro é absolutamente à prova de odores e mais higiênico do que o sistema convencional de sifão.
A sua grande vantagem é a economia imediata de 30% a 40% na conta de água no caso uso em residências e de 70% a 80% no caso de prédios comerciais de escritório. Podem ser aplicados em escolas, empresas, casas e condomínios com grandes benefícios econômicos e ambientais.
Verme de banheiro Ecotelhado: qual a sua função?
O Vermifiltro, popularmente conhecido como “verme de banheiro”, é um filtro de tratamento de efluentes biológico, mimetizando processos naturais que superam largamente os sistemas convencionais de lodo ativados e utilização de fossas sépticas usadas hoje no mercado. Destaca-se pelo menor custo de implantação e baixa manutenção.
Além disso, é constituído de uma única câmara que varia de tamanho de acordo com o projeto e o volume de efluente a ser tratado. Os efluentes entram pela parte superior, podendo haver uma abertura com tampa para o lixo orgânico.
O filtro é composto de camadas sucessivas que asseguram presença de oxigênio, promovem retenção de matéria orgânica, e criam habitat para a fauna do filtro.
Ele retém a matéria orgânica que será digerida pelas minhocas, garantindo a permeabilidade do sistema.
Na parte inferior da câmara é colocado um piso elevado que separa a matéria orgânica da água.
Conheça seus principais benefícios:
- Não produz lodo;
- Sem odores, não emite metano;
- Sem bombas de ar;
- Processa gordura e óleos vegetais e papel higiênico;
- Decompõem o lixo orgânico, reduzindo a coleta municipal;
- Reuso da água para irrigação de plantas;
- Baixa manutenção;
- Pode ser incorporado ao paisagismo.
Então, gostou de saber mais sobre a criação de um banheiro sustentável? Comente!