mãos segurando uma muda de árvore ilustrando atitudes sustentaveis

10 atitudes sustentáveis para aplicar no dia a dia

Publicado

Atitudes sustentáveis não são mais consideradas um grande diferencial para quem as aplica. Há tempo, já são consideradas uma necessidade, uma questão de responsabilidade social.

Para indústrias e empresas, por exemplo, existe uma série de legislações que foram implementadas a fim de evitar colapsos ambientais.

Em âmbito internacional, existem diversas organizações e eventos que reúnem líderes mundiais com o propósito de discutir sobre questões ambientais, como emissões de gás carbônico e poluentes no planeta Terra – assunto que é levado bastante a sério devido à sua gravidade.

Muitas pessoas já compreenderam que algumas atitudes sustentáveis, por mais simples que sejam, fazem grande diferença para que o planeta Terra não entre em colapso. Afinal, o aquecimento global está, cada vez mais, provocando sérios danos ao redor do mundo.

E caso você ainda não saiba, cuidar do planeta através de atitudes sustentáveis não é nem um pouco difícil. Além de ser bastante simples, essas atitudes ainda proporcionam uma incrível sensação de prazer, pois você saberá que estará fazendo a sua parte para um mundo melhor.

Siga a leitura para conferir algumas atitudes sustentáveis que você pode aplicar no seu dia a dia.

10 simples atitudes sustentáveis para aplicar no seu dia a dia 

Primeiramente, você deve entender que essas atitudes são muito mais uma questão de hábito do que ações para serem realizadas de vez em quando. A reeducação é o que leva à real transformação.

1 – Separe o lixo corretamente

Na sua casa, tenha uma lixeira menor para os resíduos orgânicos (restos de comida, cascas de ovos, papéis usados e sacos de chá, por exemplo) e outra maior para lixos secos (caixas de papelão, plásticos, garrafas pet e latas de refrigerante, por exemplo). 

É importante que no lixo seco não fiquem resíduos de comidas. Essa simples atitude de separação correta do lixo ajuda muito as empresas responsáveis pela reciclagem de materiais. Faça a sua parte!

2 – Economize luz

Essa é fácil! Deixe as luzes ligadas apenas quando necessário, quando você estiver no ambiente. Na hora de comprar as lâmpadas, prefira sempre as de LED e evite ao máximo as incandescentes.

Além disso, você pode tirar da tomada os aparelhos elétricos que não estão sendo utilizados no momento, como cafeteiras, torradeiras, até mesmo a televisão e o computador. Na hora de comprar os eletrodomésticos, escolha os que apresentam melhores índices de eficiência, pois eles economizam bastante energia a longo prazo. 

Adquirindo esses simples hábitos, além de ajudar o planeta, você ainda economiza nas contas mensais de luz.

3 – Economize água

Para economizar água, você pode começar a prestar mais atenção no tempo dos banhos, na água que corre das pias do banheiro ou da cozinha sem necessidade (na hora de escovar os dentes, lavar o rosto ou a louça, por exemplo) e na quantidade de água que a sua descarga necessita para fazer o seu trabalho. 

Você sabia que existe um sistema que proporciona economia de mais de 50% de água da descarga? Conheça o Banheiro de Meio Litro, um sanitário que usa, literalmente, apenas 500ml de água na descarga! Uma solução altamente ecológica e sustentável para você implementar na sua casa, apartamento ou escritório.

4 – Evite o desperdício de alimentos

O desperdício de alimentos é uma das principais origens dos danos ambientais. Você sabe quanto custa, em termos de tempo, dinheiro e energia para que os alimentos cheguem até a sua casa? 

Se pudéssemos visualizar esses números, ninguém mais teria coragem de jogar alimentos fora. A solução para isso é: compre apenas o que você realmente vai consumir, cuide o prazo de validade dos alimentos e evite ao máximo o desperdício.

5 – Prefira alimentos orgânicos

A produção dos alimentos orgânicos respeita muito mais o ciclo de vida do meio ambiente e dos animais, além de evitar a contaminação do solo, da água e das vegetações com agrotóxicos e produtos químicos. 

Ao comprar diretamente com os produtores locais da sua cidade ou região, você ainda gasta menos dinheiro e contribui para a economia local.

mão de uma pessoa cultivando horta caseira ilustrando atitudes sustentaveis
Ter uma horta em casa para cultivar alimentos orgânicos é uma excelente atitude sustentável.

6 – Consuma menos carne

Você sabia que a produção de carne é responsável pelo uso de incontáveis litros de água e pela emissão de muitos gases poluentes, acelerando radicalmente os efeitos do aquecimento global? 

Ao manter uma dieta equilibrada, ingerindo outros alimentos que são ótimas fontes de proteínas como feijão, castanhas, sementes e vegetais como espinafre, couve e brócolis, por exemplo, e reduzindo o consumo de carne e outros alimentos de origem animal, você estará contribuindo para a redução de impactos ambientais.

7 – Aprenda a reutilizar

Embalagens, potes de vidro, escovas de dentes, sacolas, etc. Inúmeros itens do nosso dia a dia, que normalmente são jogados fora, podem facilmente ser reaproveitados, ou até mesmo doados, para que sejam utilizados para fins diversos. 

Caixas de leite ou de suco, por exemplo, podem servir como isolante térmico para casas de madeira, sem forração interna, cujos moradores sofrem nos dias mais frios. 

Se, ao invés de você jogar caixas de leite ou de suco fora, você separá-las e doá-las para instituições que fazem o destino correto desses materiais, você estará praticando uma atitude sustentável e fazendo uma grande diferença na vida de muitas pessoas.

8 – Reduza o consumo de plástico

Não é novidade que o plástico é um dos maiores vilões do meio ambiente. 

Além do plástico levar mais de 400 anos para se decompor, anualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nos oceanos do nosso planeta, causando a morte de mais de 100 mil animais marinhos a cada ano. 

Estudos indicam que, se continuarmos nesse ritmo, em 2050 teremos mais plástico do que peixes nos oceanos. Ao reduzir o consumo de sacolas plásticas, garrafas, canudos, copos e talheres de plástico, você estará contribuindo para um planeta mais limpo.

9 – Consuma de forma consciente 

O consumo consciente consiste em comprar e consumir apenas o que é realmente necessário. 

Ao consumir alimentos, luz, água, gasolina, roupas e diversos outros bens materiais de forma consciente, você estará cooperando com o uso racional dos recursos naturais, minimizando o desperdício, a poluição e os impactos negativos no meio ambiente. 

É possível suprirmos as nossas necessidades sem causar maiores danos ao nosso planeta.

10 – Reutilize água da chuva

A água da chuva pode ser aproveitada de diversas formas. Rega de jardins e plantas, lavagem de carros e calçadas, combate a incêndios e na descarga de vasos sanitários, por exemplo. 

Aproveitando esse recurso natural, além de economizarmos nas contas mensais, contribuímos para evitar a escassez de água, que atinge diversas regiões do Brasil. 

Uma das melhores formas de reaproveitar a água da chuva é com a implementação de Telhados Verdes nos projetos de construção, especialmente com o Sistema Azul e Verde, que é uma inovadora e sustentável bacia de detenção e amortecimento pluvial.

Agora que você compreendeu a importância de incluir atitudes sustentáveis no seu dia a dia, que tal começar a colocar em prática ainda hoje?

Aproveite e leia o artigo que publicamos recentemente sobre como aplicar sustentabilidade na arquitetura escolar infantil.

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável.

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!