samambaia-plantas-purificadoras-de-ar

10 plantas purificadoras de ar para usar em ambientes internos

Publicado

Além de decorar e trazer vida aos ambientes, as plantas também têm a capacidade de melhorar a qualidade do ar, absorvendo e filtrando toxinas e tornando os ambientes mais puros.

A poluição gerada pelas indústrias e pelos automóveis, por exemplo, acaba se espalhando pelas cidades e entrando nas casas, apartamentos e ambientes de trabalho das pessoas.

Para evitar que os ambientes onde você frequenta fiquem muito carregados de toxinas, as plantas podem lhe ajudar muito.

Leia este post completo da Ecotelhado para conhecer 10 tipos de plantas purificadoras de ar que são ideais para cultivar em ambientes internos.

10 tipos de plantas purificadoras de ar para interiores

1 – Clorofito 

Além de linda, essa planta é fácil de cuidar e uma ótima aliada na purificação de ambientes. 

Pode ser cultivada em vasos pendentes, vasos de chão ou em canteiros. Se desenvolve melhor em locais meia-sombra e suas raízes devem ser mantidas úmidas.

2 – Gerbera

Essa linda e cheirosa flor é perfeita para quartos, pois ela melhora a qualidade do ar e libera oxigênio, ajudando a combater a insônia. 

Apesar de parecerem delicadas, são bastante resistentes e florescem o ano inteiro.

3 – Hera Inglesa

É uma das plantas que mais consegue filtrar as toxinas do ar. 

Ela multiplica-se facilmente e pode ser cultivada em vasos pendentes ou em suportes para revestimento de muros e paredes.

4 – Lírio da Paz

Essa planta se desenvolve melhor em locais meia-sombra, ambientes tropicais e subtropicais. Os lírios não são muito resistentes a baixas temperaturas e devem ser mantidos úmidos. 

É uma planta que se multiplica facilmente em qualquer época do ano, sendo ótima para decorar e filtrar o ar dos ambientes.

5 – Palmeira Bambu

Além de melhorar a qualidade do ar, essa planta ajuda a regular a umidade nos ambientes fechados. É de fácil manutenção e tem crescimento rápido.

6 – Jiboia

Ótima para filtrar monóxido de carbono e benzeno do ar dos ambientes, a jiboia multiplica-se facilmente por estacas (plantio de um ramo ou folha da planta), sendo muito utilizada em suportes de xaxim ou forração em locais sombreados. 

7 – Espada de São Jorge

É uma das plantas purificadoras de ar mais resistentes. 

Conhecida por possivelmente neutralizar as energias negativas dos ambientes, ela não precisa de muita luz ou água para crescer e purifica o ar de substâncias tóxicas, liberando oxigênio durante a noite.

8 – Pau d’água

Também conhecida como Dracena, essa planta contribui para eliminar do ar alguns produtos como formaldeído, xileno e tolueno. 

Ela deve ser cultivada em meia sombra ou luz difusa e com solo úmido, mas não encharcado. 

9 – Samambaia

Além de ser ótima para decorar os ambientes, essa é uma das plantas que mais purificam o ar. As samambaias sobrevivem melhor ambientes úmidos e com luz indireta do Sol. 

10 – Babosa

É uma planta muito poderosa, pois apresenta propriedades antioxidantes, anti bactericidas, cicatrizantes e calmantes. 

Ela nos ajuda a identificar quando o ar dos ambientes está poluído, nesse sentido, quando aparecem alguns pontinhos marrons nas folhas da babosa, é sinal de que o ar precisa ser purificado.

Ecotelhado é referência em soluções sustentáveis para ambientes internos

Agora que você conheceu 10 tipos de plantas purificadoras de ar, que tal cultivar alguma delas dentro de sua casa, apartamento ou ambiente de trabalho?

Acesse o link a seguir para conhecer 5 dicas de plantas para decoração de home office.

Na Ecotelhado você encontra opções de kits para Jardim Vertical e VasoFlex, perfeitos para quem quer cultivar hortas urbanas e plantas nos ambientes internos. 

Conheça a loja online e navegue pelo site para conhecer nossas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Sustentável e Ecológica, como Telhados Verdes, Sistemas de Captação de Água, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!