exemplo de jardim com cactos

3 dicas para cultivar o seu jardim com cactos em casa

Publicado

Pensando em cultivar um jardim com cactos? Saiba que os cactos são plantinhas quase independentes que resistem bem a condições estressantes, pois possuem uma alta capacidade de retenção de água e exigem pouca manutenção. 

Engana-se quem acha que os cactos sobrevivem apenas no deserto. Há diversas espécies que se adaptam bem em qualquer espaço. Eles têm o poder de adicionar muita personalidade aos ambientes, por isso se tornaram peças chaves e elementos indispensáveis na decoração.

Além disso, as restrições provocadas pela pandemia introduziram o hábito da jardinagem para muitas pessoas, seja como passatempo ou até como terapia. Dessa forma, é possível unir o útil ao agradável.

Quer saber como cultivar um jardim com cactos no seu lar? Siga a leitura do texto e encontre todas as dicas para deixar o seu projeto de paisagismo ainda mais lindo! 

Dicas para cultivar um jardim com cactos em casa

Os cactos são ótimas opções para se ter em jardins e em vasos dentro de casa. As suas flores costumam ser exuberantes e os seus frutos peculiares. 

Cultivar cactos pode ser bem divertido e existem diversas possibilidades de combinações. Você pode buscar referências e colocar a sua personalidade nas composições. Os arranjos de cactos, por exemplo, podem conter um cacto único, grande ou pequeno, ou uma junção de espécies, resultando em um visual incrível e único. 

Em ambientes externos, esses frutos podem atrair pequenos pássaros e outros polinizadores.

Para aprender como plantar e cultivar um jardim com cactos e mantê-los sempre saudáveis, confira a seguir nossas dicas. 

1 – Escolha um local com incidência direta de luz solar

Os cactos são ideais para espaços com luz direta por adorarem o sol e suportam bem as altas temperaturas. A ausência do sol pode fazer com que a planta não floresça, portanto, separe um cantinho iluminado para o seu jardim com cactos.

2 – Regue o seu jardim com cactos a cada 15 dias

Eles armazenam bastante água em seus caules, não transpiram muito e apresentam espinhos que ajudam na desidratação. Regas frequentes não são necessárias. Uma vez a cada 15 dias é suficiente. A dica é checar quando a terra estiver bem seca, pois isso é um sinal de que os seus cactos estão precisando de água. 

3 – Não exagere na irrigação e não esqueça de fertilizá-los

Lembre-se que o excesso de irrigação pode apodrecer os seus cactos, principalmente durante o inverno, período em que a espécie entra em repouso e está propícia a desenvolver fungos e bactérias. Não esqueça também de fertilizá-los com adubo, preferencialmente durante a primavera e o verão.

Como cultivar cactos em vasos?

Para plantar seus cactos em vasos, é simples. Primeiro, escolha o vaso para o cultivo, de preferência um modelo que tenha furos no fundo para facilitar a drenagem. Depois, separe o substrato, cascalhos ou areia e adubo. Coloque o cacto de sua escolha na terra e aperte o substrato o suficiente para ele ficar em pé. Preencha com uma camada de cascalho ou areia sobre a terra, ao redor do cacto. Coloque seu vaso em um local quente e iluminado e pronto! 

Agora que você já aprendeu como plantar e cultivar cactos, e ainda descobriu algumas dicas de decoração com uso dessas plantas, que tal colocar as mãos na terra?

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!