Imagem de um caminho de floresta, com umas pessoas caminhando para simbolizar o banho de floresta

“Banho de floresta”: conheça a técnica japonesa que diminui o estresse

Publicado

Você sabe ou já ouviu falar em “Banho de Floresta”?

Banho normal, de chuveiro, bem quentinho, nesse frio, é a primeira coisa em que pensamos ao falarmos em “banho”, certo? Acontece que banho não é só para higienizar o corpo, mas também a mente!

E é aí que entra o termo “Banho de Floresta”!

Quer saber mais sobre essa técnica? Então leia o conteúdo abaixo e confira!

O que é banho de floresta?

“Banho de Floresta” não tem nada a ver com água ou, pelo menos, não precisa ter relação com ela. 

Trata-se, na verdade, de uma terapia florestal em que se vai para uma área de floresta ou apenas um parque a fim de passar algum tempo ao ar livre junto à natureza.

Desenvolvida no Japão na década de 1980, onde é chamada de shinrin-yoku, a técnica, originalmente, buscava estimular as pessoas a saírem de casa e aproveitarem a vida ao ar livre, reconectando-as com o ambiente natural.

A iniciativa, antes baseada no mero senso comum acerca dos seus benefícios para a saúde das pessoas, começou a ser estudada com mais profundidade, sendo, hoje, considerada um elemento de medicina preventiva.

Assim, é comprovado que a técnica auxilia na redução do hormônio cortisol nas pessoas (que é o principal causador do estresse) e da diminuição da pressão arterial. Além disso, o Banho de Floresta ainda beneficia a concentração e a imunidade.

Assim, a fim de torná-la cada vez mais eficiente, foram desenvolvidos métodos e práticas, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas e “limpá-las” mentalmente das “impurezas” do cotidiano.

Como funciona o banho de floresta?

O Banho de Floresta é, evidentemente, uma experiência meditativa e envolve silêncio, observação e contato com a natureza.

A ideia é estimular os sentidos a partir de uma total imersão mental e espiritual no ambiente natural ao redor, observando-se detalhadamente pequenos objetos, caminhando lenta e despreocupadamente, focando-se, na jornada, não em seus pensamentos, mas na observação e na sensação proporcionada pela vida natural.

Cotidianamente, recomenda-se, pelo menos, 40 minutos semanais de “Banho de Floresta”. Aqui, nada de levar o celular, tampouco companhia para bater-papo. 

A conversa é com a natureza, e não com palavras, mas com o uso do tato, do olfato, da visão e da audição. 

Agora, se o objetivo for uma terapia intensiva, o método consiste em 7 semanas de caminhada. 

Nesse caso, em vez de 40 minutos, o recomendado são 3 horas, preferencialmente, no início, guiadas. Trata-se de uma verdadeira desintoxicação mental e espiritual, e a ideia é que, depois desse período de aprendizado e “limpeza”, a pessoa possa manter o hábito, dentro do tempo permitido por sua rotina.

Design biofílico x banho de floresta: qual a relação?

O que é muito interessante é que os benefícios buscados por uma terapia de Banho de Floresta são similares àqueles promovidos por um ambiente urbano desenvolvido com design biofílico.

A palavra biofilia vem do grego, a partir da junção das palavras Bios (Vida) e Philia (Amor) e seu conceito foi desenvolvido pelo biólogo Edward O. Wilson em sua obra “Biophilia”, de 1984.

Para ele, a atração da vida por outras formas de vida é inata aos seres vivos, inclusive aos seres humanos.

Trata-se de algo perceptível diariamente, e se encontra presente nas pessoas desde o início da infância em diante.

Essencialmente, o design biofílico se propõe a trazer a natureza para dentro dos projetos de construção. Seu impacto vai muito além da estética e da própria ideia de eficiência ambiental visada por uma edificação sustentável e se reflete diretamente no bem-estar dos seres humanos.

Isso significa que muitos benefícios dos ocasionais Banhos de Floresta também podem ser obtidos no cotidiano de cidades e construções providas de design biofílico e infraestrutura verde! 

Portanto, que tal curtir um momento com seus pés tocando a grama do telhado verde da sua casa ou do terraço do seu edifício? Quem sabe caminhe junto àquele enorme jardim vertical da sua avenida e sinta a diferença de quando você anda em meio a prédios cinzentos e envidraçados?

Claro, isso não é igual a uma imersão na natureza como a proposta pela terapia do Banho de Floresta, mas se trata de uma possibilidade viável para a vida cotidiana das pessoas e das cidades. Um dia-a-dia que promova o bem-estar humano a partir de sua conexão com a natureza!

Sabia que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável ?

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Imagens:

Capa: wikipedia

Figura 2: https://institutonovasaude.com.br/banho-de-floresta-cura-e-reconexao/

Figuras 3 e 4: Arquivo Ecotelhado