tipos de jardins

Conheça 3 tipos de jardins e como planejar o seu com Ecotelhado

Publicado

Um jardim criativo e bem planejado pode transformar qualquer lugar. Pensando nisso, no artigo de hoje separamos 3 tipos de jardins inusitados para lhe inspirar na construção de seu projeto. 

Siga a leitura! 

3 tipos de jardins para conhecer e se inspirar

Ah, os jardins… Só quem possui um espaço verde em sua casa ou no local de trabalho sabe o quão prazeroso e próximo pode ser o contato com a natureza. Para lhe inspirar na criação de um jardim, separamos 3 opções de variados tipos, tamanhos e estilos, atendendo aos diversos gostos.

1. Vista relaxante para o lago

Foto: Pinterest

Com um lindo gramado, flores e um lago, o local é perfeito para um final de semana relaxante próximo à natureza. Além das flores, o lago oferece um charme a mais ao local e, diferente do que muitas pessoas pensam, pode ser facilmente incluído ao layout do jardim. 

Se ainda for adicionado ao projeto um lago e piscina biológica, fica ainda melhor. 

2. Inspiração oriental

Foto: Pinterest

Este lindo jardim conta com uma linda ponte japonesa, carpas, flores e outros elementos típicos da cultura oriental. A jardinagem japonesa busca reproduzir a natureza através da criação de jardins e, por isso, utiliza árvores, arbustos, rochas, lagos e outros elementos que possam propiciar um espaço positivo para a saúde mental, que traga contemplação e reflexão. 

3. Refúgio verde

Foto: Pinterest

A opção pode parecer inusitada, mas é extremamente interessante quando analisamos o conjunto da obra. Este jardim é ideal para casas que não possuem um espaço amplo, mas desejam ter um jardim florido com um telhado verde para o descanso. 

Desta forma, mesmo em dias de chuva, o jardim pode ser aproveitado. Observe também os espaços destinados ao cultivo de temperos, o que confere ainda mais funcionalidade ao projeto. 

Entenda como implementar diferentes tipos de jardins com as soluções Ecotelhado

O jardim dos sonhos pode ser facilmente obtido através de um planejamento assertivo. Na Ecotelhado, possuímos diferentes soluções, que atendem ideias e projetos diversificados. 

As piscinas naturais são exemplo disso. A Ecotelhado desenvolveu um sistema para a conversão da sua piscina convencional – com cloro – para a piscina natural. 

Assim, pode-se transformar qualquer estrutura, às vezes árida, em um agradável e ecológico lago para banhos. Com a piscina natural, existe uma área balnear, o compartimento de natação, e uma área depuradora com plantas. 

A zona das plantas pode ser considerada um jardim aquático ou filtro biológico, com plantas emersas nas margens e submersas nas zonas mais fundas. Com essas transformações, surgirá um ecossistema completo, cheio de vida e apto para fazer a depuração da água.

O novo ambiente natural atrairá, por exemplo, libélulas  acima da água e andorinhas que virão beber em pleno vôo. Tudo isto traz milhares de possibilidades de observação da natureza, sem sair de casa. 

Além disso, existe a possibilidade de adicionar peixes, criando um ambiente incrível no seu jardim.

Já o último projeto demonstrado, denominado “Refúgio Verde”, pode ser obtido através da implantação das técnicas para a criação de um telhado verde. 

O sistema promove a captação da água da chuva e energia solar e o tratamento de efluente (esgoto sanitário). Além disso, funciona como um isolante térmico e absorve 30% da água da chuva, reduzindo a chance de enchentes nas cidades. 

Ou seja, quanto mais o telhado verde for utilizado em projetos residenciais e comerciais, haverá menos possibilidades de alagamentos.

Então, gostou da leitura? Comente!