exemplo de aplicação do bambu na construção civil

Conheça os benefícios do uso de bambu na construção civil

Publicado

Vamos conversar sobre os benefícios do bambu na construção civil? Suas qualidades excepcionais como material de construção, seu caráter sustentável e seus benefícios para a natureza podem, no futuro, transformar o bambu em uma requisitada matéria-prima para a construção civil.

Atualmente, o bambu surge não só pela sustentabilidade, mas devido à sua leveza, resistência e durabilidade. Ele pode ser utilizado em obras e construções de diversas maneiras: no próprio sistema construtivo em si, incluindo toda a estrutura e as paredes ou até em móveis e revestimentos.

Alguns obstáculos ainda precisam ser superados no campo da legislação, por exemplo, a certificação para que o bambu possa ser fornecido a mercados exigentes, como o europeu. Porém, aposta-se que ele seja capaz de substituir o uso da maneira com eficácia, segurança e qualidade.

Existem mais de 600 tipos de bambu, mas nem todos os tipos existentes são adequados para a construção civil. Para isso, a espécie precisa de propriedades especiais. O guadua é o tipo ideal.

Não é atoa que o bambu passou a ser conhecido como a “madeira” do futuro. Além de possuir um enorme potencial para uso na construção civil e na arquitetura, está atrelado às fortes tendências sustentáveis.

Quer saber mais sobre o uso do bambu na construção civil? Siga a leitura do texto para descobrir tudo sobre o assunto!

Benefícios do bambu na construção civil e decorações

Além de ser esteticamente bonito, o bambu possui diversas outras vantagens que trazem benefícios à construção civil.

Em primeiro lugar, apesar de ser um material extraído da natureza, essa extração não é danosa. O bambu apresenta crescimento 25% mais rápido do que o de todos os tipos de madeira, levando apenas três anos para crescer o suficiente para ser usado na construção civil. 

O corte do bambu na construção civil não extermina a planta e uma parte dela continua viva e crescendo. Além disso, estruturas feitas de bambu reduzem a temperatura interna do ambiente em cerca de 3 a 4 graus Celsius, diminuindo o uso de ventiladores e o consumo de energia elétrica.

Por conta disso, este é um material de baixo custo e pode ser usado como uma matéria-prima de baixo custo e impacto na construção civil. O uso do bambu pode gerar uma economia de até 30% no valor total da construção, durando até 25 anos mais do que as estruturas feitas com outros materiais. 

Apesar de parecer frágil, o bambu é um material bastante rígido, mais até do que a madeira. Isso faz com que a construção com bambu fique resistente e ao mesmo tempo maleável, já que ele não é quebradiço. 

Além de substituir a madeira, o bambu em breve poderá ser utilizado no lugar do aço reforçado. Estudos apontam que a planta possui resistência necessária para isso e falta apenas encontrar a melhor forma de aplicação.

Por se tratar de um material natural, o bambu apresenta um desempenho termoacústico melhor que materiais industrializados. Isso permite deixar os ambientes mais confortáveis e agradáveis.

Aplicações do bambu na construção civil

O bambu possui uma diversidade de aplicações na área da construção. 

É possível utilizá-lo como telhado para sombreamento em áreas externas ou quebra vento, por exemplo. Já na parte interna de uma obra, ele pode ser aplicado na decoração, como revestimento de paredes, ou até mesmo em portas e janelas.

Agora que você descobriu todas as características que tornam o bambu um importante elemento para o desenvolvimento sustentável dos seus projetos, que tal apostar nessa nova tendência sustentável? 

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.
Entre em contato para fazer o seu orçamento!