uma vela simbolizando ideia mas com uma árvore para simbolizar ideias verdes e greenwashing

Greenwashing: entenda o que significa o termo

Publicado

Você já ouviu falar no termo Greenwashing?

É difícil encontrar alguma empresa que não se intitule sustentável, “ecofriendly” ou coisa parecida.

Muitas vezes, para não se comprometerem, simplesmente não falam nada a respeito. 

Porém, ser uma empresa amiga da natureza é mais do que uma vantagem, mas uma necessidade, um pré-requisito! 

Assim, o que vemos por aí é uma enxurrada de anúncios de produtos, políticas corporativas e até resultados econômicos e de eficiência industrial e comercial que seriam supostamente “verdes”.

Acontece que é óbvio que muito disso não é verdade, sendo apenas apresentado como tal. É o que chamamos de “Greenwashing”!

Quer saber mais sobre o que significa esse termo? Então leia o conteúdo abaixo e confira!

O que é Greenwashing?

O chamado greenwashing (“lavagem verde” ou “limpeza verde”) vem ganhando destaque no meio corporativo, especialmente agora, em que, motivadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável trazidos pela Agenda 2030, as companhias buscam adotar protocolos seguindo políticas internas e externas de ESG (Environmental, Social and Governance – políticas ambientais, sociais e de governança).

Uma empresa pratica greenwashing quando promove a marca e os produtos fazendo uso de ações e palavras que induzem o público a vê-la como mais “ecofriendly” do que de fato ela é.

O greenwashing também envolve a apresentação de números e outros dados que realmente buscam iludir o público, prática que não se limita aos consumidores e atinge até mesmo investidores, sócios e acionistas.

Há alguns casos em que empresas foram “desmascaradas” e, com a revelação dos seus verdadeiros dados, acabaram sendo condenadas a pagar multas milionárias.

Mesmo com esses riscos, a prática vem sendo amplamente adotada e ganhando cada vez mais espaço nos meios de comunicação. 

Para reconhecê-la, fique atento para algumas típicas características do greenwashing.

Algumas características do Greenwashing

Custo Ambiental Camuflado

Característica do produto apresentada como ambientalmente correta, desprezando-se, porém, outras características talvez até mais danosas para a natureza do que qualquer outro produto.

Falta de Prova

É quando um produto é divulgado como sustentável, mas sem quaisquer provas dessa afirmação.

Incerteza

Essa característica se dá quando a informação se mostra tão superficial que acaba sendo inviável concluir o que ela realmente quer dizer.

Um exemplo disso está no uso de símbolos sem legenda, como  o triângulo de três setas, que pode identificar tanto que um produto foi desenvolvido a partir de materiais recicláveis quanto que ele próprio é reciclável.

Irrelevância

É possível identificar essa característica ao reconhecer uma informação como verdadeira, mas que, ainda assim, ela não contém nenhuma relevância, como a informação de que um produto não faz uso de substâncias já banidas do mercado, como o CFC, por exemplo.

Fuja do Greenwashing

Em tempos de suposta “guerra às fake news”, os consumidores e o público especializado devem ficar atentos às falácias sustentáveis promovidas por tantas empresas.

Quer mostrar que sua empresa é verdadeiramente sustentável e evitar ser apontado como praticante de greenwashing

Então fuja de falácias e números que poderão confundir o público e adote práticas, técnicas e tecnologias que realmente trarão muitos benefícios para o ambiente, a sociedade e para o seu próprio negócio!

Isso será possível se parte dos seus esforços também envolver o investimento em infraestrutura verde e design biofílico!

Na Ecotelhado, você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável perfeitas para verdadeiramente vincular sua empresa com práticas sustentáveis e demonstrar que ela, em seus empreendimentos físicos, como sedes ou construções, se apresenta, de fato, como ambientalmente correta.

Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!