planeta-terra-o-que-e-logistica-reversa

O que é logística reversa e quais são seus principais benefícios?

Publicado

A fim de reduzir os impactos causados pela grande quantidade de produção de lixo nas cidades, a responsabilidade ambiental tem se mostrado cada vez mais importante, tanto por parte das empresas quanto dos consumidores. 

Enquanto algumas práticas sustentáveis não fazem parte dos hábitos da sociedade, novas medidas de proteção ambiental se fazem necessárias para que os públicos se engajem com a redução dos impactos ambientais, econômicos e sociais.

A logística reversa é uma prática, recentemente implementada como obrigatória em determinadas atividades industriais, que visa reduzir a produção de lixo através do reaproveitamento de materiais e embalagens pós-consumo. 

Leia o post completo para saber mais sobre o que é logística reversa, como funciona e quais são seus principais benefícios.

O que é logística reversa

A logística reversa é uma prática que incentiva a reciclagem de materiais e embalagens após o consumo dos mesmos. 

As empresas se tornam, portanto, responsáveis por todo ciclo de vida dos materiais, da produção até reciclagem, e não apenas até o momento em que são comercializados aos consumidores.

A logística reversa foi implementada como obrigatória para alguns setores em 2010 através da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n˚12.305). Entre esses setores, estão os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de: 

  • Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; 
  • Pilhas e baterias; 
  • Óleos lubrificantes; 
  • Pneus; 
  • Lâmpadas fluorescentes; 
  • Medicamentos; 
  • Produtos eletrônicos e seus componentes.

Essa lei determina que pelo menos 22% dos materiais, produtos e embalagens devem ser direcionados para a reciclagem através da logística reversa. 

Para facilitar essa prática, já foram criados novos negócios focados apenas no recolhimento, triagem e direcionamento dos resíduos das empresas.

Foi criada também uma plataforma digital onde estão reunidas todas as informações relevantes sobre a prática da logística reversa

No site do Sistema Nacional de Informações sobre Gestão de Resíduos Sólidos é possível verificar as diretrizes adotadas para cada segmento cuja prática é obrigatória.

Apesar da logística reversa ser judicialmente obrigatória apenas para os setores citados acima, a conscientização da responsabilidade social e ambiental das empresas que produzem materiais sólidos é uma necessidade para a gestão adequada de resíduos no Brasil.

Ao explicar o que é logística reversa é importante também reforçar o compromisso social e ambiental por parte das empresas. 

Diversas empresas, como a Ecotelhado, incorporam a logística reversa na sua cadeia de produção, prezando pela reciclagem e reaproveitamento dos materiais que compõem os sistemas de telhado verde, jardim vertical, muro verde, ecopavimento, jardins de chuva, entre outros.

A logística reversa não deve ser exceção nas empresas, e sim uma prática comum entre os negócios que produzem materiais sólidos. 

Mas quais são os outros benefícios em adotar a prática da logística reversa nas empresas?

Continue a leitura e entenda.

3 principais benefícios da logística reversa 

1 – Reaproveitamento de materiais

Um dos benefícios de adotar a prática da logística reversa nas empresas é o reaproveitamento de materiais. 

Com a diminuição de aquisição de matéria prima, as empresas podem reduzir o custo dos seus materiais, aumentando seus lucros ou tornando seus produtos mais acessíveis para que mais pessoas possam adquiri-lo.

2 – Redução significativa de produção de lixo 

Ao evitar que diversos quilos de lixo sejam jogados em lixões e aterros, a empresa estará contribuindo enormemente para a redução de impactos ambientais e para a economia circular, o que trará benefícios para toda sociedade.

3 – Geração de valor aos negócios

Ao implementar a logística reversa na sua cadeia de produção, as empresas geram muito mais valor aos seus negócios, atraindo consumidores que prezam pela conscientização ambiental e que valorizam a essência sustentável da empresa.

Acesse os links a seguir para conferir os posts publicados no blog da Ecotelhado sobre soluções para impacto ambiental positivo nas construções e ideias sustentáveis para empresas e seus ambientes.

Agora que você sabe o que é logística reversa, que tal investir em sistemas e empresas que apoiam essa prática? 

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Conheça a loja online e navegue pelo site para conhecer nossos sistemas de Telhados Verdes, Sistemas de Captação de Água, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!