vários peixes para lago na cor laranja

Peixes para lago ornamental: quais as espécies mais indicadas

Publicado

Os lagos biológicos deixam qualquer ambiente mais agradável, tanto pela beleza que eles proporcionam aos ambientes quanto pela presença de espécies aquáticas e pelo fluxo da água, que é um importante elemento biofílico.

E além de água e plantas aquáticas, nos lagos biológicos também não podem faltar peixes! Eles ajudam na limpeza da água e trazem uma ótima energia ao ambiente.

Mas antes de colocar qualquer peixe aleatoriamente no seu lago, é preciso entender quais espécies convivem melhor entre elas e quais são as necessidades de cada espécie.

Continue a leitura desse artigo e conheça quais são os peixes para lago mais indicados!

Quais são as espécies de peixes para lago ornamental mais indicados? 

Carpas / Peixes Koi

Além de ser um peixe cheio de simbologias, também é uma ótima espécie para ter em lagos ornamentais. São lindas, fáceis de cuidar e ainda carregam vários significados míticos na cultura oriental, como sabedoria, boa sorte, resistência e sucesso.

Tilápias

As tilápias são peixes que se adaptam muito bem em águas doces, como lagos, rios e lagoas. É uma espécie de rápido crescimento e fácil adaptação, o que as tornam uma das mais cultivadas no Brasil.

Espadas, platis e molinésias

Os peixes poecilídeos são pequenos, se reproduzem de forma rápida e são ótimos para o controle de larvas e mosquitos nos lagos. 

São bastante fáceis de cuidar, pois não necessitam de alimentação especial. Esses pequenos peixes andam em cardumes, deixando o lago ainda mais lindo!

Kinguios

Os peixes Kinguios, também conhecidos como peixe-dourado ou peixe-japonês, são ótimos peixes para lagos ornamentais, por serem bastante dóceis e sociáveis. Eles vivem bastante tempo e podem chegar a medir até 30 cm. Existem algumas variedades de peixes Kinguios, entre elas: comum, cometa, bolha e escama de pérola.

Cascudos

Os cascudos são peixes bastante pacíficos, que tendem a ficar no fundo dos lagos. Essa é uma espécie de hábitos noturnos, que gosta de se alimentar das algas que ficam nas pedras do fundo do lago, promovendo a limpeza da água.

Não esqueça que assim como as plantas e nós, humanos, os peixes também são seres vivos que precisam de cuidado e atenção. Entenda as necessidades de cada espécie antes de colocar os peixes no seu lago!

Gostou desse conteúdo sobre peixes para lago? Acesse o blog da Ecotelhado e aproveite para ler conteúdos relacionados. Entre eles, descubra os benefícios dos lagos e piscinas biológicas.

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!