A busca por produtos e ambientes que apoiem a sustentabilidade tem crescido cada vez mais.
O ramo alimentício, por exemplo, é um dos principais a se reiventar, principalmente com o crescimento do conceito de restaurante sustentável.
A sustentabilidade, entretanto, não é apenas uma tendência, e sim uma necessidade para a nossa sociedade.
Mas afinal, o que torna um negócio ou um ambiente sustentável?
Para responder essa pergunta, resgatamos o conceito do que é ser sustentável: “é uma forma de atender as necessidades das gerações presentes sem comprometer as gerações futuras”.
Ser sustentável, portanto, é ter consciência e responsabilidade ambiental, reaproveitando materiais e evitando desperdícios.
Se você já tem ou está pensando em abrir um restaurante, não deixe de incluir o tema da sustentabilidade nas diretrizes do seu negócio.
Hoje em dia a sustentabilidade não é mais um diferencial, e sim um dever social.
Continue a leitura para conhecer dicas valiosas sobre como montar um restaurante sustentável!
8 dicas sobre como montar um restaurante sustentável
Primeiramente, sempre tenha como base os 3 R’s da sustentabilidade: reduza, reuse, recicle.
Confira algumas dicas que vão fazer toda diferença na hora de transformar o seu restaurante sustentável.
1 – Reaproveite móveis
Ao invés de comprar novos, você pode reutilizar mesas, cadeiras e objetos de decoração que já estão em circulação.
Existem inúmeras opções incríveis em briques e sites especializados no assunto.
Assim, além de economizar dinheiro, você ainda pode montar um ambiente charmoso, único e sustentável.
Outra opção é reaproveitar madeiras.
Você pode encontrá-las em briques, sites especializados ou até mesmo comprar, por preços mais acessíveis, madeiras que seriam descartadas em empresas do ramo.
Escolha um marceneiro de confiança e peça para ele transformar as madeiras em móveis exclusivos para o seu restaurante sustentável.
2 – Compre produtos locais
Ao comprar produtos de fornecedores distantes, além do tempo de entrega ser maior, muitos litros de combustível serão gastos para que o produto chegue até você.
Procure por produtores locais, pois assim, além de economizar tempo e evitar ainda mais poluição, você estará apoiando a sua comunidade local.
Pequenos produtores também são menos propensos a utilizar agrotóxicos em suas plantações.
Esse fator é muito importante para tornar o seu restaurante sustentável!
3 – Produza alimentos na quantidade certa
Evite ao máximo desperdiçar alimentos.
Faça os cálculos para saber as quantidades exatas de produtos que você precisa comprar para atender ao seu público e prepare os alimentos de forma estratégica, evitando desperdícios.
Não esqueça de fazer compostagem com os alimentos orgânicos. Separe os resíduos orgânicos corretamente e aproveite-os através da compostagem, produzindo um excelente fertilizante orgânico para as suas plantações.
4 – Economize energia elétrica e água
Energia elétrica e água são fundamentais para o funcionamento de qualquer restaurante.
Além de buscar economizar nesses quesitos, você também pode buscar alternativas para evitar maiores gastos nas contas de luz e também reaproveitar água.
Uma forma de economizar nas contas de luz, principalmente em relação aos ares condicionados, é implementando um Telhado Verde e Jardins Verticais no seu restaurante sustentável.
Esses sistemas proporcionam conforto térmico e acústico (amenizando ruídos externos).
As camadas de vegetação desses sistemas formam uma eficiente barreira que funciona como isolante térmico, mantendo o ambiente mais fresco nos dias quentes e assim evitando o uso excessivo de ar condicionado.
Para economizar nas contas de água, existem sistemas muito eficientes de reaproveitamento de água da chuva.
Os Jardins de Chuva e a Cisterna Subterrânea, por exemplo, captam e armazenam águas da chuva, permitindo a reutilização dessas águas para fins diversos, como lavagens, casos de incêndio e regas de plantas.
5 – Faça parcerias com outros negócios sustentáveis
Ao relacionar o seu restaurante com outros negócios ou projetos sustentáveis, você pode captar mais consumidores interessados em apoiar negócios sustentáveis.
Você pode fazer parcerias com empresas de embalagens ecológicas, produtores locais, arquitetos focados em sustentabilidade ou artistas que reaproveitam materiais, por exemplo.
Quanto mais você conectar o seu restaurante sustentável com outros negócios do ramo, mais você estará apoiando o movimento.
6 – Crie uma atmosfera sustentável
Incentive os consumidores a agirem de forma consciente, ensinando e convidando eles a engajarem na causa sustentável.
Por exemplo, nas pias dos banheiros, coloque avisos como: “economize água”, “deixe a torneira aberta apenas quando necessário”, por exemplo.
Nas mesas, deixe recados que estimulem os consumidores a não desperdiçar alimentos, convidado eles a agirem de forma sustentável.
7 – Aposte no Design Biofílico
A decoração do ambiente também é uma forma de incentivar e comunicar sobre a sustentabilidade do seu restaurante.
Para isso, não deixe de aplicar os princípios do design biofílico no ambiente.
Opte por cores e elementos naturais, como madeiras, plantas e decorações com imagens da natureza.
Os Jardins Verticais são uma opção incrível para você decorar o seu restaurante de forma criativa, trazendo um pouco de natureza viva para o ambiente.
8 – Delivery sustentável
Para completar, se você oferecer o serviço de delivery no seu restaurante, também existem algumas opções sustentáveis para você contribuir com a causa, como entregas de bicicleta, que não utilizam combustível e embalagens de papel reciclável ou vidro retornável.
Junto com o lanche ou refeição, envie mensagens de agradecimento e de incentivo em relação à responsabilidade ambiental.
Agora que você já sabe como transformar o seu restaurante em sustentável, que tal colocar em prática essas ações?
Na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável.
Visite a loja online e navegue pelo site para conhecer nossos sistemas de Jardim Vertical, Vaso Flex, Telhados Verdes, Sistemas de Captação de Água, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto e muito mais.
Entre em contato para fazer o seu orçamento!