vista panoramica de uma cidade com projeto de revitalizacao urbana

Como incluir sustentabilidade em projetos de revitalização urbana

Publicado

Você conhece alguma região da sua cidade que já implementou projetos de revitalização urbana?

A revitalização urbana é um método de intervenção nas cidades que tem como objetivo reestruturar núcleos urbanos, que ao longo do tempo podem ficar abandonados ou negligenciados. 

Esse método teve forte crescimento principalmente a partir do século XX com as zonas pós-guerra e o declínio das zonas de industrialização.

A fim de resgatar o valor cultural dos espaços, evidenciando patrimônios históricos e renovando regiões descuidadas, o processo de revitalização urbana conta com projetos para a preservação e restauração de centros urbanos. 

Esse processo, entretanto, não se resume apenas no desenvolvimento de novos projetos, mas também na reconstrução e transformação do convívio da população em relação à cidade.

Nos projetos de revitalização urbana devem ser consideradas três vertentes: 

  • 1 – Projetos arquitetônicos que visam reformular construções antigas e criar espaços para o lazer da população; 
  • 2 – Envolvimento da população nas questões de políticas públicas, dando voz a todos que utilizam as zonas urbanas; 
  • 3 – Parceria dos setores públicos e privados para o crescimento sustentável da cidade.

Agora que você já sabe o que é revitalização urbana, continue a leitura deste artigo para entender como incluir sustentabilidade em projetos de revitalização urbana!

Projetos de revitalização urbana e sustentabilidade: entenda a relação

O conceito de sustentabilidade refere-se, em essência, à maneira como devemos agir em relação à natureza.

É a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e a preservação dos recursos naturais, evitando comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

Nesse sentido, a inclusão da sustentabilidade em um projeto de revitalização urbana contempla questões políticas, sociais e culturais, considerando a integração das sociedades, a funcionalidade, o valor cultural dos espaços e a conexão com a natureza.

Conheça 4 formas de como incluir sustentabilidade em um projeto de revitalização urbana:

1 – Espaços verdes

A criação de espaços verdes, públicos ou privados, é uma forma de incentivar a integração da sociedade nos centros urbanos, proporcionando espaço para lazer e cultura e resgatando a conexão das pessoas com a natureza. 

Para essa finalidade, os sistemas de Jardim Vertical, ou Parede Verde, são ótimas opções para projetos de revitalização urbana, pois proporcionam uma série de benefícios tanto às construções, como conforto térmico e acústico, quanto às pessoas que se beneficiam com o contato direto com a natureza através de vegetações ornamentais ou hortas urbanas.

2 – Lagos e Piscinas Naturais

Os Lagos e Piscinas Naturais, também chamados de piscinas biológicas, são opções excelentes para proporcionar maior sustentabilidade e integração à natureza nos espaços urbanos. 

Esse sistema forma um ecossistema natural, com plantas aquáticas que funcionam como filtros biológicos, dispensando o uso de cloro e outros produtos químicos, e permite que as pessoas usufruam do contato com a água, sendo ideal para condomínios e praças públicas.

3 – Telhados Verdes

O Telhado Verde é uma das melhores opções de sistemas para implementar em projetos sustentáveis

Além de devolver o verde às cidades, os Telhados Verdes ainda contam com sistemas de retenção e captação da água da chuva, permitindo o seu reuso para fins diversos.

4 – Sistema Construtivo

O Sistema Construtivo da Ecotelhado é um  sistema inovador de construção, que garante praticidade e economia para projetos de construção ou reforma de casas, condomínios, escolas, hospitais e indústrias. 

Além de melhorar a relação entre as edificações e o meio ambiente, corrigindo o passivo ambiental, esse sistema contribui para a formação de um ecossistema, purificando o ar e criando um ambiente biofílico.

Agora que você sabe como incluir a sustentabilidade nos projetos de revitalização urbana, que tal incluir esses sistemas do seu projeto?

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Piscinas e Lagos Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!