Você sabe o que é uma construção sustentável e qual a importância da iluminação natural nos projetos de arquitetura?
O conceito de construção sustentável prevê alguns requisitos de sustentabilidade nas obras, tendo como preocupação principal o meio ambiente em que a obra está inserida e visando o menor impacto possível.
O ideal é que se utilize de forma correta os recursos naturais disponíveis. Dessa forma, nota-se que a qualidade ambiental de um espaço construído acompanha parâmetros bem definidos e garante também a qualidade de vida que os espaço podem oferecer aos seus usuários.
Para que a construção seja considerada de fato sustentável, existem, atualmente, 26 normas técnicas que abordam os critérios exigidos. Elas são relacionadas à redução do aquecimento global, à redução do consumo de energia, etc.
Continue a leitura para saber mais sobre construções sustentáveis e iluminação natural..
4 Normas técnicas sobre iluminação natural em construções sustentáveis
Conheça 4 normas da ABNT que consideram a iluminação natural como requisito de uma construção sustentável:
- ABNT NBR 15215:1:2005 – Iluminação natural – Parte 1: Conceitos básicos e definições;
- ABNT NBR 15215:2:2005 – Iluminação natural – Parte 2 – Procedimentos de cálculo para a estimativa da disponibilidade de luz natural;
- ABNT NBR 15215:3:2005 Versão Corrigida: 2007 – Iluminação natural – Parte 3 – Procedimentos de cálculo para a determinação da iluminação natural em ambientes internos;
- ABNT NBR 15215-4 2005: Iluminação natural – Parte 4: Verificação experimental das condições e iluminação interna de edificações – Método de medição;
Tudo que você precisa saber sobre iluminação natural e construções sustentáveis
Em primeiro plano, a luz natural está relacionada a uma boa qualidade de vida. Em contato com a variação temporal ao longo do dia, as pessoas se mantêm informadas sobre a variação do clima externo, e ainda têm a sensação psicológica do tempo.
Já em segundo plano, a relação de custo benefício existente entre o indivíduo e esse método de iluminação é totalmente gratificante. Se o projeto for bem executado, poderá resultar em uma economia de energia elétrica, tanto em iluminação quanto em ar condicionado, por exemplo.
E você sabia que a iluminação vinda do ambiente externo é mais que suficiente para qualquer atividade normal? Em dias médios, o nível de iluminação é de 300 lux e em dias claros pode chegar até 1000 lux.
Para se ter um bom nível de luz e para que não haja grandes contrastes, preste atenção nas seguintes dicas:
- Organização dos espaços interiores compatível com a melhor orientação solar;
- Estudo da localização, forma e dimensões das aberturas;
- Estudo da geometria e cores das superfícies internas, de maneira a conseguir uma distribuição homogênea de luz no interior;
- Bom projeto das partes fixas e móveis dos elementos que controlarão a entrada da luz e da radiação direta;
- Decisão sobre o controle da iluminação, passivo ou ativo, manual ou computadorizado;
- Conhecimento das propriedades térmicas e lumínicas dos materiais transparentes utilizados.
O projeto de iluminação de uma obra deve ter como base a complementação e não a substituição da iluminação natural pela elétrica. O que deve existir é uma integração entre os dois meios de iluminação, pois no período da noite, no final da tarde, e até mesmo em dias nublados, a utilização da energia elétrica é essencial.
Ao abordar esse tema, incentivamos as pessoas, para que a partir dele tenham um conhecimento maior sobre essa maneira de sustentabilidade e junto disso, que a iluminação natural seja conceituada nos projetos de suas casas, visando à integração das iluminações natural e artificial.
Agora que você aprendeu dicas de iluminação natural em ambientes, que tal testar essa economia de energia em casa?
A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável.
Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.
Entre em contato para fazer o seu orçamento!