pessoa na janela aproveitando iluminação natural da casa

Iluminação natural é requisito para construções sustentáveis

Publicado

Você sabe o que é uma construção sustentável e qual a importância da iluminação natural nos projetos de arquitetura?

O conceito de construção sustentável prevê alguns requisitos de sustentabilidade nas obras, tendo como preocupação principal o meio ambiente em que a obra está inserida e visando o menor impacto possível. 

O ideal é que se utilize de forma correta os recursos naturais disponíveis. Dessa forma, nota-se que a qualidade ambiental de um espaço construído acompanha parâmetros bem definidos e garante também a qualidade de vida que os espaço podem oferecer aos seus usuários. 

Para que a construção seja considerada de fato sustentável, existem, atualmente, 26 normas técnicas que abordam os critérios exigidos. Elas são relacionadas à redução do aquecimento global, à redução do consumo de energia, etc.

Continue a leitura para saber mais sobre construções sustentáveis e iluminação natural..

4 Normas técnicas sobre iluminação natural em construções sustentáveis

Conheça 4 normas da ABNT que consideram a iluminação natural como requisito de uma construção sustentável:

  • ABNT NBR 15215:1:2005 – Iluminação natural – Parte 1: Conceitos básicos e definições;
  • ABNT NBR 15215:2:2005 – Iluminação natural – Parte 2 – Procedimentos de cálculo para a estimativa da disponibilidade de luz natural;
  • ABNT NBR 15215:3:2005 Versão Corrigida: 2007 – Iluminação natural – Parte 3 – Procedimentos de cálculo para a determinação da iluminação natural em ambientes internos;
  • ABNT NBR 15215-4 2005: Iluminação natural – Parte 4: Verificação experimental das condições e iluminação interna de edificações – Método de medição;

Tudo que você precisa saber sobre iluminação natural e construções sustentáveis

Em primeiro plano, a luz natural está relacionada a uma boa qualidade de vida. Em contato com a variação temporal ao longo do dia, as pessoas se mantêm informadas sobre a variação do clima externo, e ainda têm a sensação psicológica do tempo. 

Já em segundo plano, a relação de custo benefício existente entre o indivíduo e esse método de iluminação é totalmente gratificante. Se o projeto for bem executado, poderá resultar em uma economia de energia elétrica, tanto em iluminação quanto em ar condicionado, por exemplo. 

E você sabia que a iluminação vinda do ambiente externo é mais que suficiente para qualquer atividade normal? Em dias médios, o nível de iluminação é de 300 lux e em dias claros pode chegar até 1000 lux. 

Para se ter um bom nível de luz e para que não haja grandes contrastes, preste atenção nas seguintes dicas:

  • Organização dos espaços interiores compatível com a melhor orientação solar; 
  • Estudo da localização, forma e dimensões das aberturas; 
  • Estudo da geometria e cores das superfícies internas, de maneira a conseguir uma distribuição homogênea de luz no interior; 
  • Bom projeto das partes fixas e móveis dos elementos que controlarão a entrada da luz e da radiação direta; 
  • Decisão sobre o controle da iluminação, passivo ou ativo, manual ou computadorizado; 
  • Conhecimento das propriedades térmicas e lumínicas dos materiais transparentes utilizados. 

O projeto de iluminação de uma obra deve ter como base a complementação e não a substituição da iluminação natural pela elétrica. O que deve existir é uma integração entre os dois meios de iluminação, pois no período da noite, no final da tarde, e até mesmo em dias nublados, a utilização da energia elétrica é essencial. 

Ao abordar esse tema, incentivamos as pessoas, para que a partir dele tenham um conhecimento maior sobre essa maneira de sustentabilidade e junto disso, que a iluminação natural seja conceituada nos projetos de suas casas, visando à integração das iluminações natural e artificial.

Agora que você aprendeu dicas de iluminação natural em ambientes, que tal testar essa economia de energia em casa?

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.
Entre em contato para fazer o seu orçamento!